publicidade

Veja dicas para usar a calça Capri, que voltou às tendências

29/06/2012 às 12:492 min de leitura

Audey Hepburn usando calças Capri no filme Funny Face de 1957 - Fonte: Reprodução/Farfetch

A atriz Audrey Hepburn foi eleita a mulher mais elegante do século XX inúmeras vezes – mesmo agora, quase vinte anos depois de sua morte ela é lembrada por designers, editores e blogueiros.

Hepburn era com certeza linda e sinônimo de bom gosto, mas o que a ajudou sua imagem a se tornar tão icônica foram suas características tão fáceis de identificar – o cabelo curto, sapatilhas, pequenos vestidos pretos, suéteres com decote canoa e a calças Capri.

A última era uma peça muito importante no guarda-roupa da atriz, pois elas destacavam a elegante e pequena silhueta. Ela as usava em todos os tipos de ocasiões. Mas, mesmo que Hepburn tenha popularizado as calças curtas, ela não era a mulher por trás delas. Essa honra foi da designer prussiana Sonja de Lennart, que comemorou recentemente seu 92º aniversário.

Audrey Hepburn e Doris Day vestindo calças Capri - Fonte: Reprodução/Farfetch

De Lennart era filha de ricos industriais que a deserdaram quando souberam de seus planos de se tornar uma designer de moda. Ironicamente, depois que ela os desobedeceu, eles perderam a sua fortuna e foi Sonja que restaurou as finanças da família após a Segunda Guerra Mundial, quando seus designs se tornaram um hit.

O seu primeiro look foi uma saia solta e esvoaçante com um cinto grande e um chapéu, e a própria De Lenanrt a modelou, e a nomeou de coleção “Capri” por causa de suas memórias felizes e de sua família naquela ilha. As calças ajustadas e curtas (em comprimentos específicos para o verão e para o inverno), que se tornaram conhecidas como calças Capri, foram incluídas na coleção em 1948. Até aquele momento, De Lennart e outras mulheres que usavam calças ostentavam um estilo mais solto e masculinizado.

Apesar de terem se tornado um hit imediato, as admiradas calças Capri tiveram seu verdadeiro impulso quando a designer de figurino Edith Head reconheceu o seu potencial de alfaiataria e as incluiu no figurino de Audrey Hepburn nas telas. Quando Hubert de Givenchy vestiu a estrela no filme Funny Face, ele também incluiu calças Capri, e Hepburn (um imã para os paparazzi) também passou a usá-las em seu dia a dia.

[url=http://www.farfetch.com.br/people/cal%C3%A7a-capri.aspx][/url]

Brigitte Bardot e Marilyn Monroe usando calças Capri - Fonte: Reprodução/Farfetch

Mais e mais celebridades começaram a adotar o estilo, mas sobretudo era o tipo de celebridade que tinha o cacife para transformar as calças Capri em um clássico da moda – Jacqueline Onassis, Sophia Loren, Elizabeth Taylor, Marilyn Monroe, Gina Lollobrigida – todas estrelas cujas imagens sobreviveram ao teste do tempo.

Desde então, as calças Capri têm sido mais um básico da elegância do que uma peça de tendência. Isso não é uma coisa ruim, afinal, os itens ‘It’ da maior parte das temporadas brilham e depois desvanecem rapidamente. Mas todos se lembram do quão chique e simples Uma Thurman estava em uma calça que ia até o tornozelo em Pulp Fiction.

[url=http://www.farfetch.com.br/people/cal%C3%A7a-capri.aspx][/url]Fonte: Reprodução/Farfetch

Particularmente quando usadas em cores lisas e fortes, são peças que ultrapassam os anos. Mas isso não significa que elas não sejam um hit nos desfiles. Nesta temporada designers como Ann Demeulemeester, Rag and Bone e Haider Ackermann optaram por incluir várias versões do design em suas coleções, enquanto Tisci optou por uma interpretação mais fiel na Givenchy, apresentando Capris simples, arrumadas e brancas com silhuetas ajustadas, mas com um brilho futurístico que completou com um toque moderno.

E Dries Van Noten também escolheu retornar ao básico com o estilo, modelos vestindo pregas precisas, calças curtas em cores versáteis, como preto e azul petróleo, passearam na passarela.

Dries Van Noten e Givenchy na primavera Verão 12 - Fonte: Reprodução/Farfetch

Práticas e um clássico da elegância, não são palavras que se vê muitas vezes juntas na mesma frase!

As editoras de moda Anna Dello Russo e Caroline Issa em suas Capris amarelas - Fonte: Reprodução/Farfetch

Fonte: Farfetch por Hollie Moat

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: