Existem maneira mais e menos segura de se ganhar a vida. Mas o risco de morte iminente da atração indiana Well of Death, mantida em Allahabad (Índia), é rebatida por um dos pilotos com uma frase lugar-comum bastante pertinente: “Há perigo em todo o lugar, mesmo ao andar em uma rodovia”.

É claro que a opinião pode vacilar no momento em que se tem um vislumbre da enorme estrutura cilíndrica com um raio de cerca de 9 metros e estendendo-se, para cima, por mais 7 metros e meio, aproximadamente.

Pela enorme estrutura giram diversos caros e motos, às vezes todos simultaneamente. Além de pilotar para fora de janela e ficar de pé sobre o assento das motos, os daredevils ainda aproveitam um ou outro momento para fazer poses.

O emprego, de qualquer forma, deixa todas as esposas apreensivas, por vários motivos. “Eu atraio as mulheres em todo lugar, por causa do meu trabalho”, diz Parveen, um dos acrobatas. “Elas dizem que eu sou uma espécie de herói.” Eventualmente, a bravura faz alguns pilotos chegarem ao topo da estrutura, onde a plateia, prodiga, acena com alguns trocados.