Americano conclui escalada de 457 metros de altura sem qualquer equipamento

08/02/2014 às 07:262 min de leitura

Você consegue ver um homem na imagem acima? O nome dele é Alexander Honnold e ele é um escalador profissional nascido na Califórnia, nos Estados Unidos. Na imagem, Honnold aparece no meio da sua escalada no paredão de “El Sendero Luminoso”, no México, no dia 15 de janeiro de 2014.

Conhecido por encarar desafios mortais, o escalador americano foi o primeiro a enfrentar os 457 metros da rocha em free solo, prática na qual ele tem maior reconhecimento. Ele completou a escalada em três horas, sendo que outros escaladores que utilizam equipamentos costumam levar dois dias. A precisão dos movimentos, a força do corpo e a concentração do profissional são fatores que ficam visíveis nessa breve gravação que foi divulgada nesta semana em parceria com a The North Face.

A modalidade que Honnold pratica ganhou o nome de free solo porque é feita individualmente e sem a ajuda de qualquer equipamento de segurança. Isso mesmo! Os praticantes desse tipo de escalada sobem sem luvas, capacetes, cordas ou mosquetões que possam garantir algum tipo de socorro se algo inesperado vier a acontecer. No caso de Honnold, ele encara os paredões apenas com sapatos especiais (que possuem ponteiras e solado de borracha para maior aderência) e pó de giz (para diminuir a transpiração das mãos e aumentar a aderência).

Mas esse não é o maior dos feitos de Honnold. Além de escalar grandes paredões em algumas horas, seu recorde em velocidade é a escalada da rocha “The Nose”, localizada no Yosemite Valley, cujos 880 metros ele superou em 2 horas e 23 minutos.

Logicamente, Honnold não se tornou especialista nessa modalidade do dia para a noite. O escalador conta que começou a treinar suas primeiras subidas com apenas 10 anos e a partir daí não parou mais. Para conquistar toda a experiência e a concentração necessária para enfrentar esse tipo de desafio, ele passou sete anos treinando três horas por dia em paredes artificiais de escalada até perder o medo e aprender todas as técnicas.

Seus feitos são tão admiráveis que um programa da televisão americana produziu um minidocumentário em 2011 – que já foi visto por mais de 1,5 milhões de pessoas – que conta a trajetória de Alex Honnold, traz uma entrevista com o profissional, mostra algumas de suas conquistas e acompanha de perto sua escalada na Sentinel Rock, um desafio de 182 metros de altura que ele completa com a experiência e o profissionalismo de quem arrisca a vida, mas demonstra amor pelo que faz em cada um de seus passos.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: