Qual o número total de pessoas que a Terra seria capaz de suportar?

10/04/2019 às 08:003 min de leitura

Como você sabe, a população mundial já ultrapassou a marca de 7 bilhões de pessoas e, de acordo com a maioria das projeções, o número de habitantes no planeta será superior a 9 bilhões até o ano de 2050. O problema com essa multiplicação de humanos na Terra é que, uma hora, não vai haver água e comida que sustente essa gente toda! Mas, será que alguém sabe quando é que o nosso planeta atingirá seu limite máximo de ocupação?

Segundo uma animação criada pelo pessoal do canal Life Noggin do YouTube (você pode assistir ao vídeo em inglês através deste link), algumas estimativas apontaram que, até o final do século, a população mundial terá alcançado a marca de 10 bilhões de pessoas, e os cientistas não têm certeza se existem recursos suficientes na Terra para sustentar tanta gente.

Sustentabilidade

De acordo com o pessoal do Life Noggin, se reuníssemos todo o espaço utilizado para a criação de animais, ele ocuparia uma área ligeiramente superior à do continente africano inteiro. E se fizéssemos a mesma coisa com o espaço empregado para o cultivo, a área necessária seria equivalente à de toda a América do Sul.

A área dedicada à criação de animais teria o tamanho da África

O problema é que, com o tempo e o uso, o solo dessas regiões começará a se degradar, a se tornar menos fértil e a sofrer erosão, o que significa que ele será inútil para o plantio. E isso que os cientistas nem consideraram os problemas que os agricultores teriam por conta de alterações ambientais.

A área dedicada à agricultura ocuparia uma extensão equivalente à América do Sul inteira

Segundo estimaram, a atual média global de emissões de dióxido de carbono por pessoa é de 5 toneladas anuais. Contudo, cada norte-americano é responsável pela emissão de 17 toneladas desse composto por ano — e se aumentarmos a população mundial em 3 bilhões de pessoas e considerarmos que essa gente toda resolve adotar o estilo de vida dos ianques, imagine as consequências! Os efeitos do aquecimento global seriam muito mais pronunciados.

Falta de recursos

A temperatura deverá subir

Por certo, projeções apontaram que a temperatura da Terra deve aumentar em 2 °C até o final do século, desencadeando uma maior incidência de condições climáticas extremas. E isso deverá, sem dúvida nenhuma, afetar a produção de alimentos.

Os eventos climáticos extremos se tornarão mais frequentes

Esse problema poderia ser parcialmente solucionado se a população mundial decidisse adotar uma dieta vegetariana, já que o espaço utilizado para a criação de rebanhos poderia ser empregado para a agricultura.

Nem todo mundo vai querer adotar uma dieta vegetariana

O problema é que se toda a terra disponível fosse convertida para o plantio, mesmo assim, não haveria alimentos suficientes para um número infinito de pessoas. Mas, vamos focar novamente na população de 10 bilhões de habitantes.

Imagine 10 bilhões de pessoas consumindo os recursos do planeta

De acordo com o pessoal do Life Noggin, alguns cientistas calculam que os recursos do planeta seriam suficientes para alimentar esse número de pessoas — 10 bilhões —, sem falar que a probabilidade de que todo mundo vire vegetariano é bem pequena. E com respeito à água?

Vários países sofrem com a falta de água potável para a sua população

Atualmente, os humanos estão usando aproximadamente 30% dos recursos hídricos renováveis disponíveis, enquanto que o resto está sendo empregado na agricultura. Entretanto, vale lembrar que em vários países — entre eles o Camboja, a Etiópia e o Haiti — a população não dispõe de água potável para o consumo. Assim, com mais pessoas vivendo no planeta, a quantidade de água disponível teria que aumentar.

A qualidade de vida da população mundial vai cair bastante

Mas, voltando à pergunta original, sobre quantas pessoas a Terra seria capaz de suportar, qual seria o número total? De acordo com o Life Noggin, o nosso planeta pode até ser grande o suficiente para conter mais de 10 bilhões de habitantes. No entanto, a qualidade de vida dessa gente toda seria muito, muito diferente da atual.

***

Você acha que o nosso planeta seria capaz de suportar uma população mundial superior aos 10 bilhões de habitantes? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: