4 músicas famosas relacionadas com teorias da conspiração malucas

19/02/2016 às 14:094 min de leitura

Quando o assunto são as teorias da conspiração, nem mesmo o mundo da música se livra de ter letras e canções examinadas detalhadamente em busca de pistas e mensagens secretas. Estelle Thurtle, do portal ListVerse, reuniu alguns exemplos interessantes, e nós aqui do Mega Curioso selecionamos 4 para você conferir. Preparado?

1 – Hotel California

Você certamente já ouviu “Hotel California”, do The Eagles, centenas de vezes, e inclusive deve saber que os integrantes da banda revelaram que a letra se refere aos excessos que eles cometiam na época em que se tornaram famosos. Mas você sabia que existem pessoas que acreditam que a música esteja relacionada com o satanismo, manicômios e até com a dependência de drogas?

Uma das teorias sobre a canção é que ela se refere a um hotel comprado por Anton LaVey , o fundador da Igreja Satânica, e que a frase “they just can’t kill the beast” — ou “eles simplesmente não conseguem matar a besta”, em tradução livre — seria a prova.

A outra teoria, a do manicômio, diz que a música fala sobre um hospício de Los Angeles que foi apelidado de Hotel California, e a letra se referiria a um paciente mental que dá entrada na instituição pensando que se trata de um hotel comum, até que ele percebe onde está.

Ainda existe a teoria da dependência de drogas, e a frase “warm smell of colitas rising up” — ou “odor cálido das ervas elevando-se” — seria o indicativo, especialmente a palavra colita, que, segundo os conspiradores, seria uma alusão à maconha. Você conhece mais alguma teoria relacionada com a música? Confira a letra e sua tradução a partir deste link.

2 – American Pie

A canção “American Pie”, de Don McLean, é um verdadeiro clássico — e a letra da música já gerou uma vasta coleção de teorias da conspiração. Segundo o próprio McLean, ele canta sobre o declínio do sonho americano, sobre a moralidade da raça humana e a respeito da trágica perda da inocência. Mas, mesmo depois de ele ter explicado o que queria transmitir com sua música, os rumores sobre o seu verdadeiro significado continuam circulando.

Uma das teorias seria a de que a letra fala sobre a decadência da religião nos EUA, e que Don McLean lamenta a morte de Deus na canção. Pior ainda, há quem acredite que “American Pie” se refere à ascensão do satanismo, e esse pessoal se baseia em um trecho que fala sobre “anjos nascidos no inferno” incapazes de “quebrar o feitiço de Satanás”, sobre um “ritual de sacrifício” e a respeito da alegria do capiroto “no dia que a música morreu”.

E existem mais ideias malucas relacionadas com “American Pie”. Ainda no trecho sobre Satanás, essa parte se referiria ao fim da paz nos EUA e seria um alerta sobre o aumento da violência no país. Ademais, há quem pense que a letra fala sobre os assassinatos de John Kennedy, de seu irmão Robert e de Martin Luther King (“and the three men I admire most/ The Father, Son and the Holy Ghost”) e que a canção prevê a destruição dos Estados Unidos. Veja a letra e a tradução através deste link.

3 – Man On The Moon

Como você sabe, existe uma teoria da conspiração muito famosa que nega que o homem realmente foi à Lua. Portanto, não é de se estranhar que a música “Man On The Moon”, da banda R.E.M., acabasse atraindo a atenção dos conspiradores de plantão.

Para essa turminha, a canção se refere à suposta farsa, e eles se baseiam em duas frases da letra para apoiar sua teoria. Seriam elas “If you believed they put a man on the moon / If you believe there’s nothing up his sleeve, then nothing is cool” — ou “se você acreditasse que eles puseram um homem na lua / se você acredita que não há nenhuma carta na minha manga, então nada é divertido”, em tradução livre. E isso não é tudo. Na verdade, a música é um tributo ao comediante Andy Kaufman, que morreu de câncer aos 35 anos, e a letra se refere a ele diretamente.

Pois, além dos conspiradores que pensam que a canção fala que o homem não foi para a Lua coisa nenhuma, também tem os que acreditam que a letra confirma que o comediante forjou a própria morte — e que assumiu a identidade de um cantor chamado Tony Clifton. Veja a letra e a tradução de “Man On The Moon” aqui.

4 – Blackstar

Em vez de finalizar a nossa lista com uma música, decidimos incluir o álbum “Blackstar”, de David Bowie. Lançado apenas dois dias antes da morte do artista, é evidente que, na verdade, se trata do trabalho de despedida do britânico. Sendo assim, é claro que a obra deu o que falar, e muitos fãs começaram a analisar as letras das canções em busca de mensagens secretas.

Assim, na música “Lazarus”, por exemplo, que começa com a frase “Look up here, I’m in heaven” — ou “olhe aqui, eu estou no céu” —, cujo clipe mostra Bowie cantando em seu leito de morte, o britânico faz uma referência direta à sua morte iminente. Mas outros trechos da letra também chamaram atenção dos conspiradores, como é o caso de “I’ll be free just like that bluebird” ou “eu serei livre assim como aquele pássaro azul”.

Em um primeiro momento, muitos pensaram que tratava de uma referência ao Twitter, mas, uma nova análise revelou que o pássaro azul pode ser uma alusão a sentimentos de alegria e felicidade, assim como à ideia de transição espiritual. Por outro lado, uma ave azul morta está relacionada com a perda da inocência e à transformação da ingenuidade em sabedoria.

Além disso, Elvis Presley — que fazia aniversário no mesmo dia que Bowie — gravou uma música chamada “Black Star” nos anos 60. A letra fala que todo homem tem uma estrela negra sobre o ombro e, quando ela é vista, sabe-se que chegou a hora de morrer. O britânico era um enorme fã de Presley e, além de batizar seu álbum de despedida com o mesmo nome da canção do Rei do Rock, ele foi lançado no dia do aniversário dos dois. Você pode conferir a letra e a tradução de "Lazarus" neste link.

Você conhece mais exemplos de músicas que se tornaram alvos de teorias da conspiração? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: