Mais 9 fotos da Terra tiradas do espaço que parecem obras de arte

14/06/2017 às 06:162 min de leitura

Nós aqui do Mega Curioso somos simplesmente fãs do nosso planeta e não nos cansamos nunca de compartilhar com nossos leitores imagens deslumbrantes da Terra — sejam elas clicadas em terra-firme mesmo ou do espaço. Você pode ficar de queixo caído com algumas dessas fotos através deste link, deste aqui e deste também, mas, se ficar com preguiça de clicar para ver as outras matérias, basta relaxar e conferir a seleção que reunimos para você a seguir:

1 – Perfil terreno

(USGS)

Registrada por um satélite sobre o Marrocos, a imagem acima não parece mostrar o perfil de uma pessoa? Só para você se localizar melhor, na região do “queixo”, se encontra a cidade de Agadir, enquanto a coloração mais vermelha na parte inferior corresponde às fazendas irrigadas do Vale Souss.

2 – Deserto geométrico

(USGS)

Acima, cada ponto que você pode ver representa um pivô central de irrigação instalado no Deserto do Saara — onde, obviamente, não existe muita disponibilidade de água. Esse método consiste em instalar estruturas suspensas em áreas circulares que recebem uma tubulação em seu centro para retirar o líquido e pulverizá-lo sobre a superfície. Mais precisamente, na foto, os pivôs servem para a obtenção de água a partir do Sistema Aquífero do Arenito Núbio.

3 – Cores caóticas

(USGS)

O incrível caos de cores acima mostra a Bacia de Tanezrouft, na Argélia, uma das regiões mais desoladas do Deserto do Saara. Para você saber o que cada cor significa, os tons de amarelo representam as dunas de areia, enquanto que as formas curvas são formações em arenito esculpidas pela ação da erosão.

4 – Pântano

(USGS)

Sim, a imagem acima mostra um pântano! Mais precisamente, o Pântano de Lorian, situado no Quênia, que serve de lar para uma população de crocodilos e é muito visitado por grandes mamíferos da savana africana.

5 – Gelo em tons de lilás

(USGS)

A imagem de satélite que você acabou de ver mostra o Glaciar Slessor, situado na plataforma de gelo de Filchner-Ronne, na Antártida. Na foto, em lilás, é possível ver o gelo exposto pela ação dos fortes ventos que sopram a cobertura de neve. A coloração também representa a direção na qual o gelo está se movendo.

6 – Explosão colorida

(USGS)

A explosão multicolorida acima mostra a Austrália Ocidental e, para você se localizar na figura, em amarelo temos as dunas de areia do Grande Deserto Arenoso, em vermelho, regiões vegetadas que queimaram durante incêndios na região, e as demais cores representam diferentes tipos de superfícies geológicas.

7 – Muitos padrões

(USGS)

Registrada sobre o rio Ord, na Austrália, e as diferentes cores representam o fluxo de sedimentos e nutrientes. E se você ficou curioso sobre o que a área mais clara na parte inferior do mapa significa, ela mostra uma planície de úmida que serve de lar para crocodilos de água salgada.

8 – Vasinhos

(USGS)

A figura acima não lembra os vasinhos e capilares do sistema vascular? No entanto, ela mostra o rio Meta, marcando a fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, e todos os “vasos sanguíneos” representam os incontáveis corpos d’água acompanhados de densa cobertura vegetal que existem na região.

9 – Curvinhas

(USGS)

Viu o monte de curvinhas azuis da imagem acima?  Elas representam os meandros do rio Beni, na Bolívia, conforme ele flui em direção ao Amazonas. Além disso, espalhados ao longo do rio, também em azul, dá para ver muitos braços mortos que acabaram formando lagos curvos, com formato de ferradura. Já os tons verdes mais escuros e verdes mais claros representam áreas de floresta densa e de vegetação mais rasteira ou esparsa, respectivamente.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: