É possível determinar quanto o nosso planeta pesa?

16/08/2013 às 06:312 min de leitura

Você já parou para pensar em qual é o peso da Terra? Imagine só a quantidade de cálculos complicados e variáveis que precisam ser considerados para chegar a algum resultado! Afinal, não há balança no Universo capaz de medir isso, não é mesmo? Pois saiba que não só é possível determinar o quanto o nosso planeta pesa, como já fizeram essas contas todas para a gente! Ufa...

Na verdade, o mais correto seria perguntar qual é a massa da Terra e, de acordo com o site how stuff works, essa medida pode ser calculada a partir de uma lei — a da Gravitação Universal — proposta por Newton, ou seja, considerando a atração gravitacional que o nosso planeta exerce sobre os corpos que se encontram próximos a ele.

Isaac Newton explica

Fonte da imagem: shutterstock

Segundo a Lei da Gravitação Universal de Newton, entre dois corpos sempre existirá uma atração gravitacional — diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado de suas distâncias, sempre dirigidas na direção e sentido de seus centros —, o que significa que, se colocarmos duas esferas próximas uma da outra, elas vão se atrair entre si.

Newton demonstrou que toda a massa de um corpo esférico está concentrada em seu centro, e a partir da equação F = G x M1 x M2 / R2 é possível calcular a massa da Terra. Só para que você saiba o que cada elemento da equação significa, M1 e M2 são duas massas — em quilos — que se atraem, F é a força de atração entre elas, R é a distância (em metros) entre os dois corpos e G é a constante gravitacional, com valor de 6,67259 x 10-11m3/s2kg.

Considerando que o nosso planeta é M1 e que um segundo corpo de um quilo é M2, que a força entre ambos é de 9,8 kg x m/s2 — valor calculado quando soltamos o objeto de 1 kg e medimos a aceleração que o campo gravitacional da Terra exerce sobre ele, ou seja, 9,8 m/s2 —, e que o raio do nosso planeta é equivalente a 6,4 milhões de metros, então o resultado disso é igual a 6.000.000.000.000.000.000.000.000 quilos ou, para que o nosso planeta não se sinta tão mal por conta de tantos zeros na “balança”, o mesmo que 6 x 1024.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: