Ilhas Cayman: naufrágios e cidade submersa empolgam os mergulhadores

15/03/2017 às 10:592 min de leitura

As Ilhas Cayman são um território britânico no mar do Caribe e ficam a 1 hora de voo de Miami. O destino é composto por três ilhas: Grand Cayman, Cayman Brac e Little Cayman, todas com fácil acesso entre si. Elas oferecem uma combinação de praias, cultura, esportes aquáticos e gastronomia de alto nível, tendo se transformado em um destino obrigatório para mergulhadores de todo o mundo em busca de grandes aventuras submarinas.

A geografia das Ilhas Cayman é formada por grandes montanhas submersas, com imensos paredões submarinos. A região é explorada por cerca de 40 operadoras de mergulho, que oferecem equipamentos e excursões aos mais de 365 pontos disponíveis. As Ilhas Cayman são respeitadas por toda a comunidade internacional por seguir à risca as normas de preservação e segurança, sendo citadas repetidas vezes entre os cinco principais destinos do mundo para mergulhos. 

North Wall e Stingray City

Os grandes recifes de corais, como o North Wall, ficam longe da costa, mas grande parte da região costeira conta com a proteção dos recifes. Esse ambiente protegido é não apenas um excelente local para nadar e praticar snorkel, mas também uma zona importante para a criação de peixes e outras espécies marinhas. Só em Grand Cayman, existem aproximadamente 240 pontos de mergulho, muitos deles a menos de 1 quilômetro da costa.

Em North Sound, ao norte da ilha, fica a Stingray City, uma das regiões mais famosas do destino. Considerada um dos melhores lugares do mundo para se mergulhar a 12 pés, ela oferece a oportunidade incomum de nadar com arraias "domesticadas" que habitam a região.

Kittiwake

Uma das particularidades das Ilhas Cayman é que elas oferecem diferentes experiências culturais sobre o mergulho na história contemporânea. Em 5 de janeiro de 2011, depois de sete anos de esforço e planejamento intenso, o antigo navio de resgate submarino Kittiwake foi submerso nos arredores da praia mais famosa de Gran Cayman, Seven Mile Beach, para criar um novo recife de corais.

A 64 pés do fundo e a apenas 15 da superfície, tanto mergulhadores quanto praticantes de snorkel têm a possibilidade de ver a embarcação. Os mergulhadores podem explorar ainda mais, visitando qualquer uma das cinco plataformas do navio e nadando com os animais marinhos que agora vivem dentro da estrutura.

Cayman Brac

Na Cayman Brac, os visitantes encontrarão um ambiente mais isolado. No entanto, são mais de 65 pontos de mergulho para serem explorados. A ilha conta com a famosa fragata russa M/V Captain Keith Tibbetts, com uma estrutura imponente de 330 pés, mas que nunca chegou a participar de batalhas. Ela foi construída em 1984 e permite que os mergulhadores visitem vários de seus compartimentos originais em um ambiente seguro, incluindo o lançador de mísseis, as torres de metralhadoras e os canhões.

Cayman Brac também abriga a Oceanic Voyageurs, uma estátua submersa em águas rasas que fornecem uma experiência única de mergulho e snorkel. Para os que desejam apenas explorar a região, existem jardins de corais e cavernas que podem ser visitados.

Cidade perdida de Atlântida

Cayman Brac também é conhecida por causa das notícias publicadas sobre a existência de uma reprodução submarina da mítica cidade perdida de Atlântida. O responsável por esse fato é o artista plástico Ronald Kynes, mais conhecido como "Foots". Graças a ele, hoje é possível mergulhar para ver as esculturas localizadas no Radar Reef, nas águas cristalinas de Cayman Brac.

Little Cayman

Essa é a menor das ilhas e dispõe de 60 pontos de mergulho. Nela, os principais hotéis alugam equipamentos e também oferecem o treinamento necessário. As oportunidades incluem o famoso Bloody Bay Wall, considerado um dos melhores lugares para mergulho no Caribe. A uma pequena distância da costa, a parede de esponjas e corais começa a aparecer a apenas 18 pés da superfície e chega a mais de 1 mil pés de profundidade, apresentando um mundo submarino que inclui torres, tubos e arcos de corais.

Para maiores informações, acesse o Departamento de Turismo das Ilhas Cayman.
*Via assessoria.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: