5 dos menores monumentos do mundo

03/06/2019 às 05:002 min de leitura

1. Chizhik-Pyzhik – Rússia

A pequena imagem de uma ave lugre, com apenas 10 centímetros de altura, está localizada na ponte sobre o encontro dos rios Fontanka e Moyka, em São Petersburgo. A escultura foi criada em 1994 por Georgiano Rezo Gabriadze para homenagear os barulhentos alunos da Imperial Legal Academy, que ficava perto dali.

Fundada em 1835 e tendo funcionado por mais de 80 anos, essa escola proibia o consumo de álcool em suas dependências. Contudo, isso não impedia os alunos de se reunirem secretamente para encher a cara e cantar uma canção popular na Rússia que fala justamente sobre o lugre – chamado de “chizhik” por lá.

Infelizmente, o minimonumento já foi alvo de inúmeros vândalos, que arrancam a estátua para levar para casa. Por isso, o pessoal do Museu de Escultura Urbana, que administra o local, possui várias cópias para restituir a obra em caso de furto.

2. Anões de Wroclaw – Polônia

Desde a década de 1980, mais de 300 anões foram espalhados pela cidade de Wroclaw, em diferentes posições. Eles são frutos de uma cultura anticomunista, que normalmente usava o grafite como sua forma de expressão. Como esses artistas usavam desenhos de anões, foi uma questão de tempo para eles ganharem formas e virarem esculturas. Já falamos mais sobre esses anões neste artigo.

3. Dois Ratos Comendo Queijo – Inglaterra

Esta é tida como a menor estátua exposta em Londres e mostra dois ratinhos brigando por um pedaço de queijo. Ela está localizada em um edifício no cruzamento das ruas Philpot Lane e Eastcheap. A estatuazinha foi feita para relembrar a morte de dois homens durante a construção do monumento em memória ao grande incêndio de Londres de 1666.

Na época da construção desse monumento, em 1677, os dois caras teriam caído para a morte depois de brigarem por causa de um sanduíche de queijo desaparecido. Mais tarde, soube-se que quem sumiu com a comida havia sido um ratinho e que os homens haviam brigado – e morrido – à toa.

4. Rã Viajante – Rússia

Com apenas 5 centímetros de altura, a estátua Rã Viajante é considerada o menor monumento público do mundo. Inaugurada em 2013, ela foi feita pelo escultor Oleg Tomsk Kislitsky usando como referência um livro infantil no qual uma rã viajante conhece várias outras criaturas ao redor do mundo.

A estátua foi instalada em frente ao Hotel Tomsk, na cidade de mesmo nome que fica a 3,6 mil quilômetros de Moscou. A ideia do escultor era justamente criar o menor monumento do mundo e colocar um mimo acenando para os viajantes que passam pelo hotel.

5. Garotinho Que Olha Para a Lua – Suécia

No pátio de uma igreja finlandesa localizada em Estocolmo, na Suécia, está a imagem de um garoto segurando as pernas enquanto está sentado sobre um banco. Ela tem apenas 15 centímetros e é chamada oficialmente de Järnpojke.

A imagem foi criada por um escultor sueco em 1967 e recebe intervenções dos visitantes desde então. O mais comum é deixarem moedas e pedidos, mas algumas pessoas vestem toucas, bonés e cachecóis no menininho solitário.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: