Confira 10 paisagens naturais extraordinárias que existem no nosso planeta

03/05/2017 às 06:593 min de leitura

1 – Os Himalaias

(Daniel Prudek/123RF)

Existe alguma dúvida de que os Himalaias, a cadeia montanhosa mais alta do planeta, estão entre as paisagens mais extraordinárias da Terra? Além de alcançar uma altitude máxima de 8.848 metros e abrigar os cumes mais altos do mundo — Monte Everest, K2, Lhotse e Kangchenjunga —, a cordilheira possui cerca de 2,6 mil quilômetros de comprimento e se estende pelo Nepal, Butão, Índia, Paquistão, China e Tibet.

2 – The Wave

(Koji Hirano/123RF)

“The Wave” — ou “A Onda”, em tradução livre — é uma incrível formação rochosa de arenito que faz parte do Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness, em Utah, nos EUA. Famosa entre fotógrafos e turistas, The Wave originalmente era um conjunto de dunas que, com o passar dos milênios, se transformou em rocha e foi sendo erodida pela ação do vento e da chuva.

3 – Svalbard

(Witold Kaszkin/123RF)

Esse remoto — e belíssimo — arquipélago norueguês se encontra no Círculo Polar Ártico, o que significa que, para conferir as paisagens, é necessário viajar bastante. No entanto, ao chegar, os visitantes não só se depararão com montanhas nevadas, como penetrarão em territórios ocupados por ursos polares e praticamente livres da influência humana.

4 – Fiordes noruegueses

(Lukasz Janyst/123RF)

Depois de falar a respeito do arquipélago de Svalbard no item anterior, não tem como não mencionar outra paisagem emblemática da Noruega: os belíssimos fiordes que se estendem pela costa do país. Essas formações consistem em grandes entradas de mar emolduradas por montanhas rochosas que foram criadas ao longo de milhares de anos pela ação da erosão glacial.

5 – Patagônia

(Dmitry Pichugin/123RF)

Ocupando porções do Chile e da Argentina, a Patagônia oferece paisagens naturais de tirar o fôlego para todos os gostos. Curte montanhas? Lá tem! Prefere a vastidão das planícies? Gostaria de ver geleiras, cachoeiras, lagos de águas cristalinas, vales cercados por picos nevados? Tem tudo isso por lá também!

6 – Falésias de Étretat

(Outcast85/123RF)

As falésias acima, situadas na comuna de Étretat, na Normandia, França, foram criadas pela ação do vento e da água e serviram de inspiração para inúmeros artistas, como Gustave Courbet e Eugène Boudin — e só Monet incluiu a formação em pelo menos 80 de suas pinturas. Veja uma delas a seguir:

Étretat, l'aiguille et la falaise, de 1885

7 – Calçada do Gigante

(Aitor Muñoz Muñoz/123RF)

A “Calçada do Gigante”, situada no litoral da Irlanda do Norte, consiste em uma série de 40 mil colunas de basalto que se encaixam formando o que parece ser um imenso calçadão. O local foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e seu nome está associado à lenda de um... gigante — claro! — chamado Finn McCool, que teria construído a estrutura para poder chegar até a Escócia.

8 – Parque Nacional Etosha

(Dmitry Pichugin/123RF)

Situado no noroeste da Namíbia, o Parque Nacional Etosha é conhecido por abrigar algumas das paisagens mais icônicas da África, incluindo savanas e desertos de sal, e diversas espécies de animais, como girafas, leões, elefantes, gazelas e rinocerontes-negros.

9 – Lago Abraham

(pictureguy66/123RF)

O lago propriamente dito, situado em Alberta, no Canadá, é artificial. No entanto, as montanhas — chamadas Montanhas Rochosas Canadenses — e todo o esplendor que se encontram à sua volta são naturais. Além disso, durante o inverno, o Abraham congela e captura bolhas de metano que normalmente escapam para a superfície, criando o incrível visual que aparece na imagem acima.

10 – Cavernas de gelo de Skaftafell

(Anna Om/123RF)

A caverna de gelo que você acabou de ver na imagem acima se formou naturalmente em um glaciar que se encontra no Parque Nacional Vatnajökull, em Skaftafell, na Islândia, mas mais se parece uma elaborada escultura feita de cristal, você não acha?

E como não podia faltar uma paisagem do nosso país — que oferece um sem fim de belezas naturais simplesmente espetaculares —, na imagem que abre a matéria incluímos as Cataratas do Iguaçu, situadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina.

*As imagens que compõem a lista acima foram selecionadas a partir de um artigo publicado pelo portal msn.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Fonte

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: