13 hábitos que as pessoas têm à mesa em diferentes partes do mundo

22/04/2014 às 07:303 min de leitura

Se você está acompanhando o “Próxima Parada” – nosso quadro semanal que reúne curiosidades sobre diferentes países –, você já deve ter aprendido muitas coisas legais sobre os hábitos e costumes que outras nações cultivam.

Para enriquecer ainda mais o seu conhecimento sobre outras culturas, reunimos aqui algumas dicas de boas maneiras e regras de etiqueta que as pessoas seguem em países como a Inglaterra, o Japão, a Itália e por aí vai. Quem já visitou outros países sabe que as diferenças culturais são bastante vastas, então aqui selecionamos apenas os hábitos que as pessoas costumam seguir à mesa.

Bem, você já sabe: quando estiver com a viagem marcada para algum desses destinos, lembre-se dessas dicas e faça bonito durante as refeições.

China

#1 - Na tradição chinesa, os noodles (também conhecidos como macarrão instantâneo) representam uma vida longa. Então, se você for compartilhar esse tipo de refeição com os chineses, nunca corte seu macarrão – para eles, isso é o mesmo que encurtar uma longa vida.

#2 - Não se deve apontar os hashis para outra pessoa enquanto estiver comendo.

#3 - Nunca se deve virar um peixe cozido depois que ele foi servido no prato, pois isso pode trazer má sorte. Esse costume vem dos pescadores chineses, que nunca viravam os peixes que estavam comendo por medo de que isso fizesse com que seus barcos virassem na próxima vez em que fossem pescar.

Coreia

#4 - Em sinal de respeito, os coreanos nunca iniciam suas refeições até que a pessoa mais velha tenha se sentado e começado a comer.

Estados Unidos

#5 - Em Gainesville, na Geórgia, é proibido comer frango frito com a ajuda de qualquer coisa que não seja suas mãos. Em 2009, uma moradora da cidade foi presa em uma pegadinha realizada no dia do seu aniversário de 91 anos. Seus amigos a denunciaram por usar um garfo para degustar o prato, mas, como era uma brincadeira, as acusações foram retiradas.

Inglaterra

#6 - Os britânicos utilizam o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita enquanto comem, sem inverter os talheres para cortar os alimentos ou levar a comida até a boca. Além disso, eles seguram o garfo com os dentes para baixo e colocam a comida na parte de trás do utensílio.

#7 - Na Inglaterra, as pessoas também têm uma maneira especial de tomar sopa. Quando a preparação é servida em tigelas, eles inclinam o recipiente levemente para frente na hora de comer. Outro costume interessante é que a colher nunca é trazida em direção ao corpo. A etiqueta britânica manda que se encha a colher movendo-a no sentido oposto e depois trazendo até a boca. Curiosamente, os americanos tomam sopa da mesma maneira.

Itália

#8 - Quando estiver na Itália, nunca peça mais queijo a não ser que as pessoas lhe ofereçam. Ao adicionar queijo ao prato que você está saboreando, pode parecer que você está questionando os dotes do cozinheiro.

Japão

#9 - Enquanto você estiver sentado em uma mesa de jantar no Japão, nunca use seus hashis para passar comida para outra pessoa. Isso porque, em um funeral, as pessoas utilizam os pauzinhos para passar os ossos após a cremação de um corpo. Ao fazer o mesmo gesto durante a refeição, é como se você estivesse desonrando a tradição e trazendo má sorte.

#10 – Os pauzinhos japoneses têm mais uma relação com a morte. Em casa, as famílias espetam os hashis verticalmente em tigelas de arroz para oferecer àqueles que já se foram. Por esse motivo, esse mesmo gesto é inaceitável durante as refeições. Nunca se deve espetar seus pauzinhos na comida em um restaurante, pois eles acreditam que isso traz uma maldição para o dono do estabelecimento. Esse mesmo costume vale na China e na Coreia.

Rússia

#11 - Sempre que a vodka acabar, a garrafa deve ser colocada no chão. Os russos acreditam que colocar a garrafa vazia de volta na mesa pode trazer azar.

#12 - A comida nunca pode ser lambida da faca ou de qualquer outro utensílio. Esse gesto é considerado uma falta de educação. Alguns acreditam que a atitude é até mesmo rude, já que o fato de lamber o utensílio que cortou sua comida pode ser interpretado como um sinal de crueldade.

Tanzânia

#13 - Na maior parte do mundo, chegar um pouquinho mais cedo para um jantar é sempre bem visto. Mas essa regra não é válida na Tanzânia. Por lá, chegar antes não é nada educado e pode até mesmo ser considerada uma atitude grosseira. Sendo assim, os bons costumes na Tanzânia mandam que os convidados cheguem 15 ou 20 minutos depois do horário marcado.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: