Já pensou explicar para um visitante que o centro de informações turísticas da sua cidade fica localizado no interior de um cachorro gigante que, por sua vez, fica justo ao lado do edifício em forma de ovelha? Parece bizarro, mas esse é o tipo de coisa que os moradores da cidadezinha de Tirau, localizada na Nova Zelândia, devem dizer às pessoas que estão de passagem por lá.

Segundo o pessoal do site Strange Buildings, Tirau conta com uma população de cerca de 700 habitantes, fica localizada a quase 50 quilômetros de Hamilton, na Ilha Norte, e é uma cidadezinha tipicamente rural. Contudo, nas últimas décadas os moradores decidiram revitalizar a localidade e investir no turismo, e começaram a receber visitantes.

O primeiro edifício incomum a ser construído foi o de ovelha — em 1994 —, que abriga uma loja de lãs e artesanato. Já a estrutura em formato de cachorro foi inaugurada em 1998, e foi criada para fazer “companhia” à ovelhona. Aliás, se você acessar o site de informações turísticas de Tirau, vai perceber que outros personagens foram sendo criados para complementar a vizinhança, como o pastor gigante que você pode ver na imagem abaixo:

Além dos dois prédios pitorescos — que se transforam em populares atrações turísticas da cidade —, Tirau ainda conta com um museu de brinquedos chamado The Castle Pamela que fica no interior de uma réplica de castelo, assim como outras esculturas no mesmo estilo “artístico” dos edifícios de cão e ovelha espalhados pela cidadezinha. Veja alguns exemplos na galeria a seguir:

***

E aí, caro leitor, você já tinha ouvido falar a respeito dessa simpática cidadezinha? Conte para a gente nos comentários!