Não há dúvidas de que Marte povoa o imaginário humano; são inúmeras as pesquisas e os esforços dedicados a conhecer melhor o Planeta Vermelho. Inclusive, ontem mesmo (21) o presidente norte-americano, Donald Trump, assinou uma lei que financia a missão Marte 2033.

Eis que, há cerca de duas semanas, o cineasta finlandês Jan Fröjdman publicou na plataforma Vimeo um vídeo incrível, que simula como seria sobrevoar Marte. E como isso foi possível? Durante três meses, ele analisou, selecionou e compilou manualmente dados de 33 mil pontos de referência que aparecem nas imagens 3D em alta resolução obtidas pela câmera HiRISE, da NASA.

Com extremo cuidado e apreço pelos detalhes, Jan “costurou” os registros da topografia e inclusive adicionou cores no processo. O resultado é tão sensacional que parece a mais pura verdade, e não um fruto de edição. Mas o próprio cineasta alerta na descrição da publicação: “Esse filme não é uma obra científica. Como um entusiasta, apenas tentei visualizar o planeta à minha maneira”.

Aperte o “play” e embarque nessa viagem!

E aí, o que você achou do vídeo? Conte para a gente nos comentários!