NASA descobre 2 planetas com condições de vida orbitando 1 estrela-anã

02/08/2016 às 11:042 min de leitura

Nos últimos meses, a NASA tem feito diversas descobertas pelo espaço afora que podem mostrar que não estamos tão sozinhos quanto imaginamos. A mais recente descoberta inclui 100 novos exoplanetas, sendo que ao menos 2 deles teriam condições de dar suporte à vida. A notícia ruim é que eles estão a 181 anos-luz de distância...

A estrela anã-vermelha K2-72 fica na constelação de Aquário e é orbitada por quatro planetas. Dois deles são os que poderiam ter algum tipo de vida, de acordo com os cientistas. Todos esses planetas seriam rochosos e teriam órbitas muito próximas da estrela – algo que não afeta muita coisa, já que sua temperatura é menor e permite que ao menos em dois a vida se desenvolva.

Os quatro planetas seriam de 20% a 50% maiores que a Terra e teriam órbitas menores que a de Mercúrio. Entretanto, o fato de ser uma estrela menor faz com que a água possa existir em estado líquido, uma das condições primordiais para a vida como conhecemos na Terra.

Concepção artística do telescópio visualizando os quatro planetas orbitando a estrela-anã

Foi sem querer querendo

Os pesquisadores comemoram as novas descobertas por elas terem sido praticamente acidentais: em 2012, problemas no telescópio Kepler impediram que ele se estabilizasse na missão inicial. Entretanto, uma engenhosa resolução da NASA resolveu o problema e fez com que o telescópio tivesse um escopo de observação mais amplo do espaço.

Através disso, vários planetas circundando estrelas-anãs estão sendo descobertos. Portanto, são maiores as chances de algum deles possuir as pré-condições necessárias à vida, de acordo com os cientistas. “O Kepler mostrou fortes sinais de que há uma abundância de planetas, especialmente bem pequenos, em torno das chamadas estrelas menores, como a anã-vermelha”, disse o astrônomo Ian Crossfield.

O coro é ampliado pelo cientista Steve Howell, que está por trás desse projeto de descobertas e acredita que essa lista abundantes de novos exoplanetas validam a missão do Kepler e estão trazendo inúmeros planetas interessantes a serem estudados no futuro. A próxima etapa é usar o telescópio James Webb para analisar esses planetas mais bacanudos.

Steve Howell acredita que esses novos planetas supostamente habitáveis serão explorados por telescópios terrestres no futuro

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: