Canivete suíço do século 19 conta com 100 ferramentas e até um revólver!

07/10/2013 às 07:041 min de leitura

Se você é fã de canivetes suíços e fica maravilhado com todas as utilidades que eles podem oferecer, dê uma olhadinha no modelo que está na foto que abre esta matéria. Fabricado em 1880 na Alemanha, de acordo com o pessoal do Smithsonian, o objeto pode ser considerado como “a mãe de todos os canivetes suíços” e conta com nada menos do que 100 ferramentas, e entre elas um revólver de calibre .22 com capacidade para cinco balas!

Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian

O artefato — que pertence à Instituição Smithsonian — se encontra em exposição no Buffalo Bill Centre of the West localizado em Wyoming, nos EUA, e conta com quase qualquer utensílio que alguém possa imaginar ou precisar. Aliás, com facas de todo tipo, diapasão, navalha, serras, punhais, canetas, lápis, espelho, garfinho para queijo, saca-rolhas, bisturí, corta-charutos, punhais, tesoura etc., o canivete tornava o dono um verdadeiro MacGyver!

Mil e uma utilidades

Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian

Mas, se você está se perguntando por que é que um “cavalheiro” do século 19 iria querer andar por aí com um canivete suíço com tantas ferramentas, segundo o Smithsonian artefatos como esse eram produzidos para demonstrar as habilidades dos artesãos. Esses objetos normalmente eram apresentados em exibições e feiras industriais e, como você pode imaginar, eram bem difíceis de serem fabricados.

Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian

Neste caso, o canivete mede 8,9 x 8,9 x 23,5 centímetros — nada prático para carregar no bolso — e todas as ferramentas da peça foram montadas em uma estrutura metálica adornada com casco de tartaruga, contando com pequenos compartimentos para guardar utensílios em miniatura. Além disso, os melhores artesãos da época foram contratados para produzir o artefato, e hoje ele é um dos mais belos exemplos desse tipo de arte. E você, leitor, gostaria de ter um desses?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: