Saiba quais são algumas das corridas mais tenebrosas do mundo

05/07/2013 às 13:263 min de leitura

As corridas automobilísticas são culpadas, infelizmente, por um grande número de mortes – embora existam esportes com estatísticas maiores. Inúmeras dessas corridas ocorrem em lugares isolados, ocasionando acidentes em que os atendimentos médicos necessários demoram a chegar. E, mesmo nas competições em grandes centros urbanos, alguns incidentes podem acontecer.

Nas corridas em que os carros podem facilmente ultrapassar 200 quilômetros por hora, não há como imaginar o desfecho da competição. A adrenalina pode inibir alguns cuidados por parte do motorista, que somados às condições das pistas, podem causar certos desastres. Confira aqui algumas das corridas mais perigosas do mundo que já foram realizadas e que ainda ocorrem:

1 - Corrida de Paris-Madrid em 1903

Fonte da imagem: Reprodução/Top Tenz

Assim que os carros foram produzidos, as corridas foram criadas. A competição Paris-Madrid de 1903 foi um dos piores inícios. Cerca de 270 carros e 60 motocicletas começaram o percurso em Versalhes, ocasionando um pequeno caos na largada. O público não tinha real noção do perigo dos veículos, posicionado-se bastante próximo deles.

Já na largada, muitas pessoas foram atropeladas, enquanto os motoristas conduziam os carros na direção da multidão – segundo alguns relatos da época. Os motoristas ocasionaram inúmeros acidentes e bateram em árvores e construções do caminho, contabilizando oito mortes (contudo, alguns relatórios indicam mais óbitos). Um dos mortos foi Marcel Renault, cofundador da Renault.

2 - Motordrome

Fonte da imagem: Reprodução/Top Tenz

O termo Motordrome faz relação ao estilo de corrida de mesmo nome, bastante comum nos Estados Unidos na década de 1930. Esse precursor da corrida circular, popularizada pela NASCAR posteriormente, ocorria em espaços pequenos constituídos de vários tipos de tábuas.

Muitas das corridas dentro do Motordrome podiam acabar em mortes, já que os motoristas não tinham tanto controle sobre os carros, fazendo com que eles subissem dos espaços e matassem algumas das pessoas do público. Relatos históricos dizem que as colisões eram comuns, batizando o estilo de "Murderdrome" ("Murder" quer dizer "Assassinar" em inglês). Esses fatos fizeram com o esporte fosse abandonado, ou pelo menos, proibído.

3 - Mille Miglia

Fonte da imagem: Reprodução/Top Tenz

Depois do desastre da competição Paris-Madrid, as corridas populares foram abandonadas por alguns anos. Elas foram reestabelecidas com a chamada Mille Miglia, que tinha mais de mil milhas de extensão, realizada no interior da Itália em 1927.

Os carros presentes foram considerados de alta potência, e empresas famosas já compareciam, como Ferrari e Porsche. A Mille Miglia ficou famosa pelos carros célebres e pelos acidentes fatais que causou. Benito Mussolini proibiu as competições em decorrência dos grandes acidentes que ocorreram, que mataram dezenas de pessoas.

4 - Baja 1000

Fonte da imagem: Reprodução/Top Tenz

A Baja 1000 é um dos circuitos de rally mais famosos do mundo, ocorrendo todos os anos na Península de Baja, México. Os motoristas conduzem todos os tipos de veículos, como carros, caminhonetes, motocicletas, caminhões, entre outros. A missão deles é simples, porém com um caminho tortuoso: ir do início ao fim de um trecho repleto de rochas, inclinações, lama e outros obstáculos.

Além dos problemas naturais, por não ser um circuito oficial e ser totalmente aberto ao público, alguns competidores pregam armadilhas e prejudicam seus concorrentes de propósito. As sabotagens são comuns nos trechos irregulares da Baja, caminhos que infelizmente podem trazer mortes inesperadas aos motoristas.

5 - Dakar Rally

Fonte da imagem: Reprodução/Boston

O Dakar Rally é feito para os motoristas que amam desafios. O circuito é gigantesco, pois começa na França e termina nos desertos da África, mais especificamente na cidade de Dakar. A corrida, que abrange inúmeros tipos de carros, motos e caminhonetes, é considerada um dos eventos esportivos mais perigosos do mundo por causa do seu tamanho e sua dificuldade.

Como o trecho da corrida é grande demais, os motoristas podem se perder facilmente, demorando cerca de dias para regressar ao curso original. E, por estarem em lugares isolados, não há qualquer tipo de assistência médica se acidentes ocorrerem.

Muitos dos países que abrigam parte do trecho do Dakar Rally não gostam da corrida, acusando os criadores do circuito de acidentes e mortes de pedestres. No total, mais de 50 pessoas já morreram no Dakar Rally, porém estima-se que um número maior seja o real.

E você, conhece outros tipos de corridas perigosas?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: