No começo de setembro, a equipe da AeroVelo publicou o vídeo acima no YouTube, mostrando seu progresso com o Eta, produto que eles vêm projetando há algum tempo para quebrar o recorde de velocidade de “veículo movido por força humana”.

Até a última quarta-feira (17), o recorde nesta categoria era do ciclista holandês Sebastiaan Bowier, que chegou a 133 km/h em 2013 pilotando uma bicicleta.

Agora, o novo recorde pertence a Todd Reichart, que pedalou o Eta durante a WHPSC (World Human Powered Speed Challenge) e alcançou a incrível velocidade de 138 km/h. O feito foi registrado na cidade de Battle Mountain, Nevada, local onde há uma pista especial em que os competidores podem tentar quebrar o recorde antes de chegar à linha dos 200 metros.

O Eta foi construído por uma equipe de quatorze profissionais, que projetaram o veículo com o intuito de obter velocidades surpreendentes. A forma é especialmente adequada para evitar a força contrária do vento, o que garantiu a vantagem necessária para a quebra do recorde. É importante notar que a competição continua, então alguém ainda pode superar esta marca.