Depois de estudos mostrarem que golfinhos poderiam não só ter consciência da morte, como sentir a perda de outros animais da mesma espécie, pesquisadores da Reserva Natural Karadag, na Ucrânia, divulgaram uma nova descoberta surpreendente: eles conseguem se comunicar uns com os outros usando frases completas com até cinco palavras.

Claro, não é nenhuma novidade que os golfinhos são muito inteligentes e até mesmo sinalizam o perigo aos outros, mas estes novos estudos feitos no Mar Negro vão além. Segundo os pesquisadores, durante o tempo em que analisaram dois golfinhos, Yasha e Yana, eles puderam gravar o que seria uma conversa. Usando um microfone subaquático, foi possível discernir vários sons e até mesmo palavras! Achou pouco? Eles ainda esperariam o outro terminar a frase para só então continuar a conversa.

Como nem tudo é perfeito, eles ainda não fazem ideia de qual era o conteúdo da conversa, mas algumas pesquisas anteriores já conseguiram identificar animais desta espécie avisando os outros sobre a presença de comida. Não é incrível?