Esqueça tudo o que você sabia até hoje acerca daquelas criaturas vistas como as mais assustadoras e mortais do mundo, pois as leis do perigo mortal na selva são aplicadas de formas diferentes para cada ser que está pisando no planeta Terra.

Se você se deparasse com alguns animais nada amistosos que circulam soltos no meio do mato globo afora, com certeza ficaria com medinho inúmeras vezes e até sairia correndo desesperadamente para algum local mais seguro, não é verdade?

Pois é, bem diferente desse tipo de comportamento humano, é bom você saber que existem muitos bichos tachados como “tranquilos” na selva que veriam, por exemplo, um tubarão ou uma aranha mortal como um lanche extremamente saboroso para um dia comum. Ficou curioso? Descubra quem são eles:

1. O “garanhão” que curte piranhas

Visto como um animal “delicado” por boa gente do povo, o boto cor-de-rosa, diferente de bois, vacas e muitos seres humanos, não possui medo algum das temidas piranhas do rio Amazonas. Muito pelo contrário: eles devoram sua carne como se estivessem em um verdadeiro banquete.

2. Comedor de crocodilos

O ilustre jaguar (ou onça-pintada), considerado o maior felino do hemisfério ocidental e o terceiro maior do mundo, é craque em caçar jacarés e crocodilos e degustá-los com gosto. Ou seja, nem todo felino teme a água, como a maioria das pessoas pensam.

3. Espetinho de aranha

Bom, provavelmente você já sabe que as aranhas (em sua maioria) se alimentam de insetos — até aí, tudo bem. Contudo, que tal conhecer um inseto que tem a capacidade de explodir uma tarântula?

Pois é, a vespa da notória família Pompilidae é uma exímia caçadora de aranhas e consegue paralisar aracnídeos filhotes com uma simples picada. Depois disso, ela planta um ovo dentro do abdômen da aranha, que fica grande o suficiente para literalmente explodir no momento do nascimento dos filhotes do inseto alado — bizarro, não?

4. O predador das vespas asiáticas

Pernis ptilorhynchus, conhecido como bútio-vespeiro-oriental, é um grande pássaro. Ilustre e essencial para a Ásia, ele é o único predador natural das vespas gigantes que rondam pelo continente dos seres de olhos puxados.

Revestidos de penas capazes de protegê-los contra as picadas fatais do inseto, eles adoram caçar as vespas e, consequentemente, acabam ajudando muitos moradores a terem menos infortúnios com essa praga em terras asiáticas.

5. Free Willy, a serial killer dos tubarões

Pois é, nem mesmo os grandes e temidos tubarões brancos escapam de virarem presas em algum momento de suas vidas, pois a natureza se manifesta sempre em forma de ciclos — sempre. Nesse caso, a caçadora da vez é a famosa orca (que está mais para um golfinho do que para uma baleia, especificamente), que tem como um de seus principais hobbies nos oceanos se alimentar de tubarões – pequenos, é claro.

Sabe como ela consegue essa proeza? A orca é inteligente e sabe muito bem que os tubarões precisam se mover para respirar. Assim sendo, ela mantém a presa de cabeça para baixo até que o tubarão fique totalmente imobilizado e sufocado.

6. Uma porção de ursos e texugos para o banquete

Provavelmente você já ouviu o termo “olhos de águia” na vida, certo? Caso ainda não saiba, a águia dourada pode detectar pequenos movimentos a 3 mil metros no ar — praticamente um binóculo com asas —, e, com isso, o animal é um dos maiores caçadores do Planeta Azul.

Com a capacidade de aniquilar qualquer presa com certa facilidade e agilidade e contando com muita precisão na hora do ataque, ursos e texugos (que são muito violentos, por sinal) não têm chance contra esse poderoso e imponente pássaro selvagem.

***

E você, leitor, conhece outros predadores do reino animal que não se assustam em atacar bichos perigosos mundo afora? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.