Talvez você já tenha encontrado a imagem acima por aí — talvez em montagens nonsense com personagens variados, tiranossauros e sabe-se lá o que mais. Bem, a despeito de ter se tornado viral, fato é que o registro acima é real. O momento foi capturado pelo observador de pássaros e fotógrafo amador Martin Le-May enquanto perambulava pelo Hornchurch Country Park, em Londres.

Além de bela, entretanto, a imagem é também bastante enganosa (pelo menos para quem ainda tiver o espírito embalado por filmes da Disney). Uma carona aérea? Uma curiosa simbiose entre uma ave e um mamífero? Não mesmo. Na verdade, o pica-pau ali tenta a todo custo se livrar da doninha, que, por sua vez, busca o lanche do dia.

Em sua conta no Twitter, Le-May explicou que a ave tentava se alimentar de insetos em uma árvore quando foi surpreendida pela sagacidade do seu combatente. Aos mais emocionais, entretanto, vai uma boa notícia: após subir por vários metros com a doninha nas costas, o pica-pau voltou ao chão, livrou-se da carga, e voou livremente para batalhar pelo próprio sustento por mais um dia. Não se tem notícias da doninha, entretanto.