Nem sempre o ronco significa uma noite de sono bem dormida e gostosa. Ainda mais quando falamos sobre os nossos fiéis parceiros cachorros. Apesar de ser engraçado vê-los roncando, isso pode ser o prenúncio de alguns problemas.

Então, fique ligado nos pontos seguintes. Vamos listar 10 motivos que podem explicar a razão de o seu animal estar roncando enquanto dorme, que vão desde a posição de sono até problemas com fungos.

"Como nós, os cães precisam de uma boa noite de sono como sinal de saúde, tanto que eles até passam pelo estado REM (fase dos sonhos mais vívidos). Mas, se o ronco é muito persistente e alto por bastante tempo, chegando a acordar o seu cachorro de um sono profundo, é hora de ir ao veterinário", disse Kwane Stewart, veterinária do American Humane Association.

Acompanhe as 10 possíveis razões:

1. Obstrução

Às vezes, é possível que haja algo preso dentro do nariz ou na garganta do seu amigão — pode ser qualquer coisa, desde cascas de frutas até plástico. Então vá checar!

2. Anatomia

Isso é algo que você deve saber no momento em que adotar ou comprar um cachorro. Certas raças têm mais tendência para roncar, principalmente cães com narizes pequenos — entram na conta os pugs, terriers e bulldogs. Então, é bom checar com o veterinário para ver se a condição anatômica não está atrapalhando a respiração.

3. Alergias

Igual a nós, os cachorros podem desenvolver alergias ou sensibilidades a cheiros e substâncias. Entre elas estão poeira, pólen, perfume e até outros animais. Tudo isso pode acarretar constrição e roncos.

4. Obesidade

Muitos cachorros estão gordinhos: mais da metade de toda a população, de acordo com a Association for Pet Obesity Prevention (APOP). Um dos problemas disso é a traqueia fechar ou colapsar enquanto eles dormem.

5. Medicamentos

Relaxantes musculares, comprimidos para dor e tranquilizantes podem relaxar tanto o corpo de seu cão que ele acaba roncando muito durante o sono.

6. Problemas dentários

O crescimento de massa na cavidade oral e infecções dentárias podem causar não só os roncos, mas muitos problemas para a saúde do seu cachorro. Fique ligado e vá ao veterinário.

7. Fumaça

Enquanto você fuma o seu cigarro ao lado do cachorro, a fumaça pode fazer mal para ele. Muito mal. O sistema respiratório pode ser comprometido, ocasionando asma, bronquite e os roncos.

8. Fungos

Uma possível causa dos roncos, a aspergilose pode aparecer por causa de mofo presente em comidas e ambientes. O fungo destes lugares também causa espirros e escorrimentos nasais.

9. Rinite

As membranas mucosas do seu cão também ficam irritadas com traumas, fungos, infecções e outras coisas, e tudo isso resulta até em uma respiração mais pesada e cansada no seu amigo.

10. Posição

Essa é mais tranquila! Às vezes, o seu cachorro é só um folgadão que deita de qualquer jeito. E, por causa disso, os roncos aparecem com mais frequência.