Será que os insetos podem gritar ou sentir medo?

25/08/2015 às 07:072 min de leitura

Sabemos que algumas picadas de alguns insetos são fatais e que outras, se não matam, podem causar uma dor incrível. Sobre as picadas, o Mega Curioso já trouxe algumas matérias, entre elas, a que apresenta as mais dolorosasMas e os insetos, será que sentem algum tipo de medo ou dor? Será que são capazes de gritar e avisar seus companheiros quando nós os atacamos ou os matamos?

Frequentemente nos deparamos com mosquitos, moscas, aranhas, baratas e qualquer outro tipo de inseto pequeno, não nos contemos e tentamos matar. Quase sempre nos sentimos fadados a exterminar esses bichos para que não atrapalhem o bom andamento de nossas vidas, geralmente durante um almoço, uma noite de sono, um tempo de relaxamento no campo ou qualquer situação em que eles possam aparecer. Buscando verificar se os insetos sentem ou reagem de alguma forma antes de morrerem, o site Hopes & Fears perguntou a alguns entomologistas se os insetos realmente ‘gritam’ em momentos assim.

O professor do departamento de Ciências Biológicas da Universidade Chico do Estado da Califórnia, Dr. Don Miller, lembra que os mamíferos até podem ser considerados emotivos em um âmbito geral, mas que eles e os insetos fazem parte de uma classe diferente, logo têm características distintas. “Outros mamíferos percebem o ambiente da maneira que nós fazemos, o que é o principal argumento-base para a defesa do direito dos animais (...), porém nem plantas, nem insetos, nem invertebrados, nem moluscos percebem o mundo da mesma forma que nós. Não temos como comprovar de maneira irrefutável, mas podemos dizer com segurança que eles não se assustam e não têm percepções de horror”, afirmou.

O Dr. Rick Redak, professor e presidente do Departamento de Entomologia da Universidade da Califórnia em Riverside, ressalta outro ponto que pode evidenciar que os insetos não gritam. Segundo Redak, eles não possuem cordas vocais e voz, entretanto, eles são capazes de produzir sons em uma série de frequências diferentes ao esfregar diferentes partes do corpo. “A maioria dos insetos usa esses sons por uma razão diferente, como o reconhecimento de parceiro para acasalamento ou para afastar predadores. Talvez o último som criado para afastar os predadores se pareça com um grito”, completou Rick Redak.

Já os Drs. Nathaniel Hardy e David Held, professores assistentes do departamento de Entomologia da Universidade de Aubum, discordam de Redak e Miller. Hardy diz que é um mecanismo de defesa da maioria dos insetos fazer barulhos que assustam outros animais. Held concorda com Hardy e afirma que os “gritos” não precisam ser necessariamente orais. “Com certeza eles gritam”, conclui Nathaniel Hardy sobre os insetos.

Outros exemplos a que eles se referem são os barulhos emitidos, por exemplo, por besouros, que soltam rangido quando se encontram em situações complicadas, ou pelas cigarras, que emitem um som, tido por muitos como canção e que é um dos mais altos sons entre os invertebrados.

A Baratinha

Parece não haver um consenso sobre as sensações dos insetos e se eles realmente são capazes de “gritar” ou sentir medo em determinadas situações. Mas e você, acredita que os insetos são capazes de sentir e perceber o mundo como nós sentimos?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: