12 fatos curiosos sobre Singapura que você talvez desconheça

09/08/2018 às 06:302 min de leitura

1 – O nome da cidade-Estado “Singapura” vem do termo em sânscrito “Simhapura” — que se traduz como “Cidade do Leão”.

2 – A inspiração para a escolha do nome, aliás, veio de uma lenda que fala sobre o avistamento de um leão em Singapura em 1299. No entanto, não há qualquer registro de que algum dia a ilha tenha abrigado leões selvagens. Um tigre talvez tenha existido por lá...

Paisagem de SingapuraEscultura de leão existe! (ecommerce IQ)

3 – Além da ilha principal, o território de Singapura é composto por outras 62 ilhazinhas — a maioria delas inabitada.

4 – Dentro do aeroporto de Singapura, o Changi — que está entre os maiores e mais importantes do sudeste asiático —, existe um jardim de borboletas, uma piscina instalada no teto do edifício, um lago artificial com peixes e um cinema 24 horas, tudo para que os viajantes possam relaxar antes de voar.

Paisagem de SingapuraVocê gostaria de visitar um dia? (CNN)

5 – Em Singapura, vender gomas de mascar, alimentar pombos e não acionar a descarga dos vasos sanitários de banheiros públicos após o uso são ações consideradas como crimes e os infratores que forem pegos podem ser punidos com multas pra lá de pesadas.

6 – Fazer xixi em elevadores também é proibido — e inclusive existem dispositivos com sensores de urina em Singapura!

Paisagem de SingapuraModerna, segura e organizada (Changi)

7 – Outras coisas que são banidas por lá: qualquer forma de pornografia, perambular pela casa nu, cuspir na rua, grafitar muros e paredes, consumir drogas, inclusive antes de entrar no país, relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo e, até 2007, até o sexo oral era proibido. O tráfico e posse de drogas podem ser punidos com a pena de morte.

8 – Em 2012, Singapura, que então contava com uma população de mais de 5 milhões de habitantes, não registrou nenhum furto ou roubo sequer durante 80 dias ao longo do ano. O país também está entre os menos corruptos do mundo.

Piscina em SingapuraBoa vida (Intrepid Travel)

9 – Singapura se tornou o primeiro país da modernidade a receber a independência contra a sua vontade — quando foi “expulso” da Malásia com 126 votos a 0 — e, hoje, está entre as cidades com o custo de vida mais alto do planeta.

10 – O país insular também reúne a maior porcentagem de milionários do mundo, com 1 em cada 6 famílias tendo por volta de US$ 1 milhão em bens à disposição.

Paisagem de SingapuraBelezas urbanas (Singapore Airlines)

11 – Em 2010, Singapura comprou milhões de toneladas de areia do Camboja para poder expandir sua faixa litorânea.

12 – Você já viu a bandeira de Singapura? As 5 estrelas representam a democracia, a justiça, o progresso, a paz e a igualdade, enquanto a lua crescente simboliza o desenvolvimento da jovem nação.

Bandeira de SingapuraBandeira de Singapura (iStock)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: