Artista desenvolve mapa minucioso do Metropolitan Museum of Art

09/04/2020 às 04:002 min de leitura

Por conta das medidas de prevenção à propagação da covid-19, diversos estabelecimentos e serviços não essenciais fecharam suas portas e interromperam suas atividades para que menos pessoas pudessem ser contaminadas. E embora ainda não haja nenhuma previsão concreta para que as coisas voltem a funcionar normalmente, algumas instituições estão desenvolvendo atividades online para entreter seu público.

É o caso de um dos museus mais famosos do mundo, o Metropolitan Museum of Art (Met), que está fechado desde meados de março. Localizado em Manhattan, Nova York, a entidade disponibilizou em seu site oficial na internet uma visita diferenciada que pode levar ao público cerca de 5 mil anos de arte que ficam em sua propriedade.

Além disso, um dos destaques dessa visita online vem diretamente do departamento de mídia digital, que desenvolveu um mapa ilustrado cheio de detalhes riquíssimos há alguns anos. Desenhado à mão pelo artista John Kerschbaum, o mapa traz todas as galerias do museu em uma única página que tem torno de 45 x 60 centímetros. 

(John Kerschbaum/Reprodução)(John Kerschbaum/Reprodução)

Kerschbaum vive na cidade de Nova York e se inspirou em um pôster de Manhattan de 1976, de Tony Graham, para criar a sua versão ilustrada e repleta de cores do museu. Até mesmo Wally, personagem criado pelo ilustrador britânico Martin Handford, se perderia em meio a tantas obras incríveis. Ficaria difícil de encontrá-lo!

Atenção aos detalhes

Pode ter certeza que para a realização do desenho muita pesquisa foi feita. Kerschbaum fez inúmeras visitas ao museu e desenhou centenas de esboços. Segundo ele, cada chefe de departamento lhe deu cerca de 50 de suas principais peças que estão quase sempre em exibição. "Eu tinha uma planta baixa do museu e uma prancheta e anotava onde cada item estava, seja por nome ou por um esboço rápido”, afirmou ao Atlas Obscura. “Eu andei muito pelo museu, mas era bom fazer uma pausa de vez em quando porque eu comecei a sonhar com tudo isso", completa.

Para Emily Blumenthal, educadora líder do Departamento de Educação do museu, o mapa é a publicação mais popular do museu para crianças e suas famílias desde sua publicação em 2007. “Descobrimos que crianças e famílias o usam para encontrar o caminho para os destaques da coleção do museu, reunindo dicas sobre o que fazer em família por lá e mantendo-o como lembrança de sua visita”, aponta ela.

Espoço da construção do mapa (John Kerschbaum/Reprodução)Espoço da construção do mapa (John Kerschbaum/Reprodução)

Kerschbaum afirma que algumas alterações tiveram de ser realizadas, como a ala americana que possuía alguns detalhes datados. Por mais desafiador que fosse colocar o maior museu de arte do país em uma única ilustração, o artista fez questão de se divertir. Inclusive, quando começou a construção do mapa, ele não sabia muito sobre o museu. "Tenho até orgulho de saber onde estão todos os banheiros", afirma Kerschbaum.

Quando o museu puder reabrir em algum momento no futuro para quem for visitá-lo, não se esqueça de pegar uma cópia deste divertido e interessante mapa em qualquer balcão de informações.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: