Como Jennifer Lopez influenciou a criação do Google Imagens?

08/03/2023 às 09:002 min de leitura

Jennifer Lopez é uma das celebridades mais icônicas da indústria do entretenimento, conhecida por seus filmes, músicas e sua habilidade de chamar atenção com seus looks deslumbrantes. Mas você sabia que um dos seus vestidos usado em um evento de premiação foi responsável por criar o Google Imagens? Sim, você leu certo. Descubra como isso aconteceu e por que foi tão importante para a história da internet.

Muito mais que um vestido verde

Vestido usado por Jennifer Lopez foi um marco da moda e também da tecnologia. (Fonte: Getty Images / Reprodução)Vestido usado por Jennifer Lopez foi um marco da moda e também da tecnologia. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Em fevereiro de 2000, Jennifer Lopez compareceu ao Grammy Awards usando um vestido verde Versace que deixou todos boquiabertos. O impacto foi tão grande que esse evento se tornou um dos momentos mais icônicos da história da moda

Na época, a internet ainda estava em seus estágios iniciais e a busca por imagens era um processo muito complicado e demorado. Não havia um lugar centralizado para pesquisar por imagens, o que tornava a tarefa bastante desafiadora. Foi então que Eric Schmidt, CEO da Google na época, teve a ideia de criar uma ferramenta de busca mais fácil de usar e que centralizasse todas as imagens da internet em um só lugar.

Surge o Google Imagens

A busca pelo vestido de Jennifer Lopez foi tão grande que confirmou a necessidade de uma ferramenta de busca por imagens. (Fonte: Getty Images)A busca pelo vestido de Jennifer Lopez foi tão grande que confirmou a necessidade de uma ferramenta de busca por imagens. (Fonte: Getty Images)

O Google já estava trabalhando nesse novo recurso que permitiria aos usuários pesquisar por imagens, mas ainda não estava claro para eles quão relevante seria uma ferramenta como essa. Porém, no dia seguinte ao Grammy Awards, o volume de buscas por fotos do vestido usado pela cantora era tão grande que se tornou a pesquisa mais popular registrada pela plataforma até então. De acordo Eric Schmidt, isso demonstrou que as pessoas não queriam apenas texto.

É claro que uma tecnologia como essa não surge do dia para a noite, então foi só mais de um ano depois do Grammy, em julho de 2001, que a equipe do Google lançou uma versão beta do Google Imagens, permitindo aos usuários pesquisar por imagens do vestido verde Versace e de qualquer outra coisa que desejassem. O lançamento foi um sucesso instantâneo e ele rapidamente se tornou uma das ferramentas de busca mais populares do mundo.

De lá para cá, o Google Imagens mudou a maneira como as pessoas pesquisam na internet, tornando a busca por imagens rápida e fácil. Hoje em dia, é difícil imaginar a internet sem essa ferramenta, e tudo isso graças ao vestido usado por Jennifer Lopez em 2000.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: