65 anos de Smurfs: relembre a história dos adoráveis gnomos azuis

31/03/2023 às 08:003 min de leitura

Os Smurfs são conhecidos em todo o mundo como criaturas azuis amigáveis que vivem em uma aldeia mágica, mas você sabia que esses personagens adoráveis completam 65 anos em 2023? Desde sua criação, os Smurfs passaram por várias transformações e adaptações, tornando-se uma parte icônica da cultura pop.

A origem

O cartunista Peyo desenhando um Smurf. (Fonte: smurf.com / Reprodução)O cartunista Peyo desenhando um Smurf. (Fonte: smurf.com / Reprodução)

Pierre Culliford, conhecido pelo pseudônimo Peyo, era um cartunista belga que trabalhava na revista Spirou. Em 1958, ele criou uma história em quadrinhos chamada Johan et Pirlouit, que apresentava dois personagens medievais em aventuras fantásticas. Na história em quadrinhos "A Flauta de seis Smurfs", que foi publicada em 1958 como parte da série Johan et Pirlouit, os Smurfs apareceram pela primeira vez como personagens secundários.

Os Smurfs eram originalmente pequenas criaturas que viviam em cogumelos, mas ao longo do tempo, eles se tornaram personagens mais complexos e desenvolvidos. O sucesso desses personagens foi tão grande que Peyo decidiu criar uma série própria para eles em 1959.

A primeira edição da série Les Schtroumpfs (nome original em francês) foi publicada na revista Spirou em outubro de 1959 e apresentava uma vila escondida na floresta habitada pelos Smurfs. A partir daí, a série se tornou um grande sucesso na Europa e em todo o mundo, com mais de 30 milhões de cópias vendidas em mais de 25 idiomas.

Os personagens

Capa de um albúm musical lançado pelos Smurfs. (Fonte: smurf.com / Reprodução)Capa de um albúm musical lançado pelos Smurfs. (Fonte: smurf.com / Reprodução)

Liderados pelo Papai Smurf, os Smurfs são pequenos seres azuis com cerca de três maçãs de altura, vestidos com calças brancas, gorros brancos e sapatos pretos. Sua história começa quando um mago malvado chamado Gargamel descobre a existência dos Smurfs e decide capturá-los para usar em seus planos malignos. Ele acredita que os Smurfs têm poderes mágicos e que se pudesse capturá-los, poderia usá-los para criar um elixir que lhe daria poderes ilimitados.

Ao longo da história, Peyo criou diversos personagens Smurfs, cada um com sua própria personalidade e habilidade. Por exemplo, o Smurf Poeta escreve poemas, o Smurf Sábio é um inventor, o Smurf Vaidoso é sempre preocupado com sua aparência, e assim por diante. Como os Smurfs estão sempre tentando evitar que Gargamel os capture, eles usam sua sabedoria, inteligência e amizade para escapar.

Uma curiosidade é que os Smurfs já foram criticados por algumas pessoas por serem vistos como uma tentativa de doutrinar os jovens com ideais comunistas. Alguns argumentam que a aldeia Smurf retrata uma utopia marxista e ateia. Mesmo que, paradoxalmente, a franquia seja um dos produtos mais vendidos da cultura pop.

Outro detalhe interessante é que, inicialmente, os Smurfs eram brancos. No entanto, quando eles fizeram sua primeira aparição na televisão em 1981, na série "The Smurfs", eles foram transformados em azul. A mudança foi sugerida pelo filho de Peyo, Nicolas, e pelo diretor de animação da European Productions, que acreditavam que o azul seria uma cor mais adequada para criaturas fantásticas.

As adaptações 

Desde o lançamento dos quadrinhos, os Smurfs também viraram bonecos e outros produtos. (Fonte: Getty Images)Desde o lançamento dos quadrinhos, os Smurfs também viraram bonecos e outros produtos. (Fonte: Getty Images)

Os quadrinhos dos Smurfs eram tão populares que em 1981, foi criada a série animada Os Smurfs. E, assim como os quadrinhos, o desenho animado logo se tornou um sucesso mundial. Ao todo a série animada durou nove anos e contou com mais de 250 episódios.

Além das histórias em quadrinhos e da série de televisão, os Smurfs também estrelaram vários filmes. O primeiro deles, Os Smurfs e a Flauta Mágica, foi lançado em 1975. Em 2011, um filme em live-action foi lançado, estrelado por Neil Patrick Harris. O sucesso de bilheteria do filme de 2011 impulsionou o lançamento de mais dois longas em 2013 e 2017.

Além disso, os Smurfs também são conhecidos por seu merchandising. Desde as primeiras histórias em quadrinhos, foram criados brinquedos, roupas, acessórios e muitos outros produtos com os personagens. Em 2011, a primeira comemoração global do Dia dos Smurfs foi realizada em mais de 20 países, incluindo a Bélgica, país natal de Peyo.

Por tudo isso, os Smurfs são uma parte fundamental da cultura pop há mais de seis décadas, conquistando corações de todas as idades em todo o mundo. Desde a sua criação como personagens secundários nas histórias em quadrinhos de Peyo até sua transformação em uma marca global, os Smurfs se tornaram ícones atemporais da animação e do entretenimento infantil que certamente continuarão a encantar gerações futuras com suas aventuras mágicas e personagens adoráveis.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: