5 autores de terror contemporâneo que você deveria ler

31/10/2023 às 03:002 min de leitura

Quando pensamos em livros de ficção de terror contemporânea, o primeiro nome que costuma surgir na mente das pessoas é o de Stephen King. Conhecido por suas inúmeras obras dentro do gênero, algumas das quais se tornaram grandes sucessos nas telonas dos cinemas, King marcou toda uma geração com seu modo de escrita.

Porém, a gama de escritores impressionantes que também atua nesse campo se estende muito além de seu trabalho. Se procurarmos direito, encontraremos diversos outros escritores impressionantes que estão traçando suas carreiras no segmento. Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco autores de terror contemporâneo que você precisa conhecer em 2023!

1. Agustina Bazterrica

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A virada na vida de escritora da argentina Agustina Bazterrica parece ter acontecido quando ela decidiu parar de comer carne. Segundo a autora, ver animais pendurados na vitrine de um açougue estimulou parcialmente a ideia de seu romance Cadáver exquisito (2020), que fala sobre um mundo distópico onde o canibalismo é permitido porque a carne de animais foi contaminada por um vírus.

De acordo com Bazterrica, o livro não é apenas uma crítica clara à indústria da carne, mas também é um romance que fala sobre como a sociedade capitalista e consumista forçaria as pessoas "a se devorarem".

2. Mariana Enriquez

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Outro ícone feminino no gênero do terror é a também argentina Mariana Enriquez, recentemente conhecida pelo seu romance Nuestra parte de noche (2019). A obra se passa durante a década de 1980, numa época em que a Argentina estava sob ditadura militar, e conta a história de um médium e seu filho.

A família faz parte de um culto conhecido como "A Ordem", que adora uma entidade chamada "As Trevas", a qual os protagonistas esperam que lhes conceda a imortalidade.

3. Stephen Graham Jones

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Antes de seu grande sucesso de terror em 2020, o escritor nativo americano Stephen Graham Jones já havia escrito mais de 20 livros. Porém, foi a obra The Only Good Indians que gerou grande apelo popular. 

Na história, um grupo de homens Blackfoot caça em uma área restrita reservada aos mais velhos de sua tribo, quando acabam tendo um confronto arrepiante com o sobrenatural. O livro ganhou uma sequência em My Heart is a Chainshaw (2021) e é motivo de orgulho de Jones pelo fato dos protagonistas serem nativos americanos.

4. Alma Katsu

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Eventos históricos da vida real serviram de base para vários romances da autora Alma Katsu, como o livro The Deep (2020), que aborda os naufrágios do RMS Titanic e o HMHS Britannic. Porém, foram as raízes japonesas de sua mãe que impactaram seu novo romance The Fervor (2022).

A obra se passa durante a Segunda Guerra Mundial e funde o folclore japonês com as experiências dos japoneses e nipo-americanos presos em campos de encarceramento. O romance de Katsu começa com a detonação de um balão de fogo em 1945, que resultou na morte de seis pessoas — tanto na ficção quanto na vida real. 

5. Paul Tremblay

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Após Stephen King descrever o seu trabalho como "profundamente assustador", Paul Tremblay ficou bastante conhecido por sua obra A Head Full of Ghosts (2015), que fala sobre uma história de possessão.

Depois disso, o autor ainda publicou livros como Uma cabana no fim do mundo (2018), sobre uma invasão de domicílio e a ameaça de um apocalipse iminente. O livro ficou tão famoso que foi adaptado para o filme Batem à porta (2023), do diretor M. Night Shyamalan. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: