O motivo pelo qual o suéter de Freddy Krueger é vermelho e verde, segundo a ciência

28/10/2023 às 08:002 min de leitura

No filme A Hora do Pesadelo (1984), e em suas inúmeras sequências, o assustador Freddy Krueger normalmente aparece vestindo um suéter listrado de vermelho e verde — o que acabou se tornando sua marca registrada enquanto assombrava o sonho de suas vítimas. 

Como essas duas cores costumam também serem utilizadas para as festividades natalistas, vê-las em um contexto tão assustador tende a ser algo perturbador. Porém, o diretor Wes Craven garante que não estava tentando ser subversivo quando escolheu as cores do seu personagem. Na realidade, existe um desconforto muito mais subliminar na série de filmes que nós não descobrimos imediatamente.

A origem de Freddy Krueger

(Fonte: Getty Images)(Fonte: New Line Cinema/Getty Images)

Nos filmes da saga A Hora do Pesadelo, Freddy Krueger ataca suas vítimas dentro de seus próprios sonhos. Ele é comumente identificado nas películas por seu rosto queimado e desfigurado, além do seu característico suéter sujo nos tons listrados de vermelho, verde e um pouco de marrom. Por fim, sua marca registrada é uma luva de couro com garras de metal apenas na mão direita.

Esta luva foi produto da imaginação do próprio Krueger, sendo as lâminas soldadas por ele mesmo. Em diversas ocasiões, o ator Robert Englund — que representa o vilão nos filmes — disse sentir que o personagem é uma representação fiel do abandono, o que é um medo comum sofrido pelas crianças.

O vilão também representa uma forma mais ampla dos medos subconscientes dos seres humanos. Porém, para tornar o seu "protagonista" ainda mais assustador, Wes Craven precisava de uma combinação ainda maior do que um mero rosto assustador. Por esse motivo, o diretor dos famosos filmes de terror recorreu para certos recursos visuais na esperança de criar um desconforto inesperado em seus espectadores. 

Segredos revelados

Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

De acordo com o site ScreenRant, Craven chegou ao esquema de cores após ler um artigo científico dizendo que os humanos têm dificuldade especial em processar as cores vermelho e verde juntas. A luz vermelha costuma fazer com que as células da retina chamadas neurônios oponentes disparem — criando um alerta em nosso cérebro de que estamos vendo vermelho.

Por outro lado, a luz verde cria uma falta de movimento em nosso cérebro, o que nós aprendemos a interpretar como a cor verde. Como essas duas ações se anulam, ver certos tons de vermelho e verde simultaneamente pode ser um pouco confuso no ponto de vista ótico.

Por esse motivo, todas as vezes que Freddy Krueger aparece na nossa tela, acabamos tendo um sentimento confuso e desconcertante, que se soma a imagem assustadora do personagem. Sendo assim, Krueger acaba soando mais assustador do que deveria ser para as nossas mentes enquanto elas tentam processar uma quantidade absurda de informações conflitantes.

Esse mesmo fenômeno também acontece com cores como o amarelo e o azul, mas temos que concordar que vermelho e verde são uma escolha muito mais acertada por parte de Craven para adotar um estilo mais sombrio para seus filmes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: