3 histórias fantasmagóricas contadas por historiadores

31/10/2023 às 06:302 min de leitura

No mundo, existem três tipos de pessoas: os fascinados por fantasmas, os que morrem de medo de encontrar uma aparição fantasmagórica e os que simplesmente não acreditam no sobrenatural. De todo modo, é inegável que essas "criaturas do submundo" são uma parte importante das lendas urbanas que moldaram culturas ao redor do planeta.

Pensando nisso, nós separamos uma lista com quatro contos fantasmagóricos contados por historiadores, trazendo consigo uma gama de evidências curiosas. Veja só!

1. Retrato de freiras — Francis Young

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em outubro de 1807, um criado carregava uma bandeja de bebidas por Coldham Hall, uma casa elisabetana construída para a família católica Rookwood, quando se deparou com uma visão assustadora na escada para o grande salão. Na outra ponta do cômodo, estava o retrato de duas freiras, mas que agora pareciam andar em direção ao criado.

O coronel Hammond, que alugava a casa, atribuiu o incidente à embriaguez do funcionário e uma tentativa desesperada de se desculpar pelos vidros que quebrou ao derrubar a bandeja no chão. No entanto, a estranha reputação do retrato das feiras foi transmitido para outras gerações. Em 1897, Coldham Hall foi vendido e seu conteúdo distribuído para vários cantos — mas o retrato das freiras lá permaneceu.

Na década de 1970, o novo proprietário relatou que os retratos eram de fato amaldiçoados e trariam azar para a casa se fossem retirados. Então, em 2002, quando Claudia Schiffer e Matthew Vaughn compraram o salão e mudaram os quadros de lugar, atividades paranormais supostamente passaram a pipocar pelos cantos. O caso é tão intrigante que inspirou Francis Young a escrever um livro inteiro sobre as respostas dos católicos ingleses aos fenômenos sobrenaturais.

2. Estrondos ecoando — Laura Sangha

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

A casa de John Fawcet, em Yorkshire, sofria uma "grande perturbação" em março de 1707. Todas as noites, durante três semanas, um forte som de batidas ecoava pela casa, perturbando o sono de todos os presentes. Não havia uma explicação natural para o ruído, que muitas vezes até mesmo emanava pelo teto. Após uma sessão espiritual, os Fawcets descobriram que se tratava do fantasma da avó de John, Madame Savage.

Assim como outras histórias de espíritos contemporâneos, Madame Savage foi um membro da família que teria voltado com um propósito: cobrar os itens que não foram repassados para suas netas em seu testamento. John levou a notícia a sério e rapidamente viajou para recuperar a propriedade perdida. Na visão da historiadora Laura Sangha, professora da Exeter University, a dinâmica de gênero da história é muito perceptível e é possível que a assombração tenha sido criada pelas mulheres para intervir numa disputa de propriedade.

3. Cemitério Irlandês — Clodagh Tait

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Próximo da cidade de Kilnaleck, na Irlanda, fica o cemitério de Kill. Há muitos anos, uma coisa muito estranha aconteceu no local. Um homem chamado Harry O'Connel quebrou sua bicicleta em frente ao local enquanto tentava realizar uma viagem para Purty Clare. Então, ele decidiu deixá-la em uma escada e atravessar os campos do recinto para encurtar sua viagem.

Após realizar suas tarefas e retornar ao cemitério, O'Connel notou que sua bicicleta havia sumido. Primeiramente, ele imaginou que ela pudesse ter sido roubada e então foi cortar um pedaço de pau para usar como apoio até chegar em casa. Porém, ele se lembrou que era considerado azar cortar um graveto em um cemitério. 

Ao tentar retornar o galho, o homem quase foi atropelado por sua própria bicicleta, que estava sendo dirigida por uma senhora enquanto outro velhinho a empurrava. O grito de susto de Harry fez com que os "ladrões" fossem derrubados no chão e fugissem na calada da noite. Segundo a historiadora Clodagh Tait, essa é uma história que emana os perigos de viajar à noite e o misticismo dos cemitérios.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: