Pokémon do passado: a história dos cartões colecionáveis — da China Antiga até o presente

18/11/2023 às 11:002 min de leitura

Os cartões colecionáveis têm uma longa e rica história que se estende por séculos e continentes. Desde suas origens misteriosas na China Antiga até sua popularização no Ocidente, essas pequenas peças de papel e plástico têm desempenhado um papel significativo na diversão e no entretenimento. Vamos explorar essa história até descobrir como o fenômeno Pokémon revolucionou o mundo dos jogos de cartas.

China: anos 600 a 1600

As primeiras referências a jogos de cartas na China datam de meados da dinastia T'ang (613-906). Porém, historiadores acreditam que as cartas de baralho ficaram mais populares entre os chineses durante o século X. Elas eram originalmente pintadas à mão em papel ou pergaminho e evoluíram ao longo do tempo, incluindo representações de personagens de novelas populares durante a dinastia Ming.

Dinastia T'ang (Fonte: Getty Images/Reprodução)Dinastia T'ang (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Egito: anos 1300 a 1500

Cartas de baralho chegaram ao Oriente Médio vindo da China através da Rota da Seda. Exemplares notáveis incluem baralhos do Sultanato Mameluco do Egito, com detalhes caligráficos elaborados e naipes como moedas, taças, espadas e bastões de polo.

Guerreiro mameluco do Egito. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)Guerreiro mameluco do Egito. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Itália, Espanha e França: anos 1400 a 1700

Cartas de baralho foram introduzidas na Europa no final do século XIV, possivelmente por soldados das Cruzadas. Inicialmente, eram objetos de luxo, mas com o tempo, a impressão e estênceis simplificaram os padrões, tornando-os acessíveis. No século XV, essas cartas estavam amplamente distribuídas na Europa e começaram a ser usadas para adivinhação.

Na Europa, as cartas foram popularizadas por soldados das Cruzadas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Na Europa, as cartas foram popularizadas por soldados das Cruzadas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Atletas e celebridades dos EUA: anos 1800 a 1900

Nos Estados Unidos, cartas de baralho circulavam desde as colônias antes da Guerra Revolucionária. Posteriormente, cartões "Joker" foram introduzidos em baralhos franceses. A impressão multicolorida no final do século XIX tornou esses cartões populares; eles eram frequentemente incluídos como brindes em embalagens de produtos. No decorrer do tempo, as cartas comerciais esportivas ganharam destaque e se tornaram itens colecionáveis valiosos.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Pokémon: dos anos 1990 até o presente

No final do século XX, as cartas colecionáveis evoluíram para jogos. Pokémon, originalmente conhecido como Pocket Monsters, foi lançado como videogame em 1996. Um ano depois, o Pokémon Trading Card Game foi introduzido na América do Norte. Até hoje, mais de 30 bilhões de cartas Pokémon foram impressas, marcando um capítulo importante na história dos cartões colecionáveis.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os cartões colecionáveis têm uma história diversificada e rica que atravessa continentes e épocas. Essas pequenas peças de papel e plástico evoluíram ao longo dos séculos, tornando-se uma forma de entretenimento e colecionismo amplamente apreciados. Com o surgimento de fenômenos como o Pokémon, a tradição dos cartões colecionáveis continua a prosperar, mantendo viva uma paixão que remonta há séculos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: