5 curiosidades pouco conhecidas sobre quadrinhos

29/01/2024 às 02:003 min de leitura

As histórias em quadrinho surgiram durante o século XIX e, desde então, se tornaram uma mídia bastante popular entre diferentes públicos. Nesses quase dois séculos de existência, as HQs já tiveram todo o tipo de história, influenciaram grandes obras do cinema e foram influenciadas por grandes personalidades.

Confira abaixo cinco curiosidades sobre as histórias em quadrinhos

1. A homenagem em Indiana Jones

(Fonte: IMDb)(Fonte: IMDb)

A cena de Indiana Jones fugindo de uma pedra gigante se tornou uma das sequências mais icônicas do cinema. Ela já foi parodiada em inúmeros filmes, séries, desenhos e programas de TV. O que pouca gente sabe é que a cena em si teve origem nas histórias em quadrinho do tio Patinhas.

Ela surgiu em uma edição de 1954 intitulada “As sete cidades de Cíbola”, na qual tio Patinhas, Pato Donald e seus três sobrinhos tentam encontrar as ruínas de uma antiga cidade feita de ouro. Ao chegar no local, eles descobrem um artefato protegido por uma enorme rocha.

Toda a sequência inicial de Os caçadores da arca perdida repete a estrutura dos quadrinhos, com a diferença que na HQ, os protagonistas não tentam roubar o artefato como Indiana Jones faz no filme.

2. Direitos autorais

(Fonte: DC Comics)(Fonte: DC Comics)

Shazam surgiu nos quadrinhos em fevereiro de 1940, pela Fawcett Comics. Porém, o nome original do herói era Capitão Marvel. O sucesso do personagem foi tamanho que as vendas chegaram a superar as das revistas do Super-Homem e do Batman.

Porém, em 1941 a DC Comics processou a Fawcett, alegando que o Capitão Marvel era tão parecido com o Superman que violava os direitos de propriedade intelectual da DC. O processo durou 12 anos e terminou com a Fawcett tendo que pagar US$ 400 mil em danos e encerrar a publicação de todo o material relacionado ao Capitão Marvel.

Aproveitando a situação, a Marvel Comics decidiu registrar o nome “Captain Marvel”, enquanto a DC comprava todos os direitos criativos dos super-heróis da publicação da Fawcett em 1972. Desde então, o Capitão Marvel passou a ser chamado de Shazam, em referência aos personagens mitológicos que lhe concediam seus poderes: Salomão (sabedoria), Hércules (força), Atlas (resistência), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade e capacidade de voo).

3. Personagens reais

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os roteiristas de HQs utilizam pessoas reais há décadas em suas histórias. Em 1978, por exemplo, a DC lançou "Superman vs. Muhammad Ali", na qual o lutador precisa se unir ao Homem de Aço para impedir uma invasão alienígena. Já na primeira edição dos quadrinhos do Capitão América, Hitler aparece na capa levando um soco do herói.

Durante a posse de Barack Obama, em 2009, a Marvel lançou um gibi do Homem-Aranha em que o vilão Camaleão havia assumido a forma do presidente eleito e em uma edição especial do Justiceiro, Frank Castle é nocauteado pelo rapper Eminem.

Outras pessoas famosas que também apareceram nas páginas de quadrinhos da Marvel e da DC incluem John F. Kennedy (Superman), Anderson Cooper (Viúva Negra), David Letterman (Os Vingadores) e Stephen Colbert (Homem-Aranha).

4. A primeira super-heroína

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Mulher-Maravilha costuma ser lembrada como a primeira super-heroína mulher da história. Porém, quando ela surgiu, em dezembro de 1941, já existiam algumas outras heroínas. Oficialmente, a primeira personagem mulher com super poderes foi Sheena, a Rainha da Selva, que apareceu pela primeira vez em janeiro de 1937, tendo sido criada pelo mestre das histórias em quadrinhos, Will Eisner.

Em 1940, foi criada Fantomah, que, assim como a Sheena, também tinha seus poderes relacionados às florestas. Já em abril de 1941, a quadrinista June Tarpé Mills criou Miss Fury, sendo esta a primeira super-heroína criada por uma mulher.

5. Inspiração na vida real

(Fonte: Marvel Comics)(Fonte: Marvel Comics)

Muitas das histórias da ficção são inspiradas em eventos ou personagens reais e com os quadrinhos não é diferente. O exemplo mais famoso está nas HQs dos X-Men. A equipe de mutantes foi criada por Stan Lee e Jack Kirby no início dos anos 1960, no auge do movimento pelos direitos civis nos EUA.

Enquanto Martin Luther King Jr. era um pastor que pedia pacificamente por direitos iguais para brancos e negros, Malcolm X tinha uma postura mais combativa. Inspirado nessas duas figuras do movimento negro, Lee e Kirby criaram o Professor X (Charles Xavier) e Magneto.

Outros exemplos incluem o Homem de Ferro, baseado no engenheiro e produtor de cinema, Howard Hughes, e o Coringa, baseado no ator alemão Conrad Veidt.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: