5 artefatos da antiguidade envoltos por mistérios até hoje

17/03/2024 às 13:002 min de leituraAtualizado em 17/03/2024 às 13:00

Assim como os mais famosos monumentos espalhados pelo mundo, há relíquias que mostram como as antigas civilizações detinham um conhecimento avançado em diversas áreas do saber, mesmo sem desfrutarem das tecnologias que possuímos hoje. Conheça 5 delas!

1. Bateria de Bagdá

(Fonte: Getty Images/Reprodução) 
(Fonte: Getty Images)

A bateria de Bagdá é uma das mais surpreendentes nesse sentido. Descoberto em 1936 em Khujut Rabu, no Iraque, o artefato foi produzido entre 250 a.C. e 250 d.C. Composta por barro e envolta por uma tampa de betume (material utilizado na produção do asfalto), ela apresenta um cilindro de cobre na porção interior, ao centro.

Ao observá-la, talvez a sua finalidade não fique evidente, e o mesmo ocorreu quando foi localizada tempos depois, já que não havia instruções junto a ela. Mas, uma vez preenchida com vinagre, a "mágica" acontece: o instrumento produz 1,1 volts. O mesmo resultado pode ser obtido com a utilização de qualquer outra solução eletrolítica. Acredita-se que essas antigas baterias fossem usadas para galvanizar itens.

2. Exército de Terracota

(Fonte: Getty Images/Reprodução) 
(Fonte: Getty Images)

Essa coleção de esculturas chinesas, que é um dos patrimônios da Unesco desde 1987, representa o antigo exército do primeiro imperador da China unificada, Qin Shi Huang. Inclusive, essas estruturas foram enterradas junto a ele, que morreu quatro anos antes que ficassem prontas, em 210 a.C., deixando entrever a finalidade de proteção a essa poderosa figura após a morte.

Estima-se que tenha levado 40 anos para o Exército de Terracota ficar pronto. Mas se engana quem pensa que os mais de 8.000 soldados, cavalos e carruagens de argila eram iguais.

Detalhes mostram diferenças entre os soldados no rosto, penteado, altura e mesmo nas suas funções. Vale destacar que essas estruturas só foram descobertas muito tempo depois, em 1974. O tempo roubou parte da forte tonalidade que elas apresentavam, mas não nos deixou menos impressionados.

3. Esferas de pedra da Costa Rica

(Fonte: Getty Images/Reprodução) 
(Fonte: Getty Images)

As esferas de pedra da Costa Rica também oferecem um espetáculo à parte, dado o seu tamanho estratosférico: frutos de um trabalho minucioso de esculpir, a maior delas possui 2,5 metros de diâmetro e nada menos que 16 toneladas!

Fruto de descobertas relativamente recentes, embora haja mitos que associam elas a atividades extraterrestres, as aproximadamente 300 esferas datam do período situado entre 600 e 1000 d.C., e foram produzidas pela civilização diquí antes que os espanhóis chegassem nas Américas. A finalidade delas, entretanto, permanece desconhecida.

4. O disco de Festo

(Fonte: Wikimedia/Reprodução) (Fonte: Wikimedia Commons)

O disco de Festo remonta ao final da Idade do Bronze e teria pertencido à civilização minoica, tida como a primeira mais avançada que surgiu na Europa durante esse período. E mesmo depois de mais de três mil anos, ele ainda intriga pesquisadores.

Esse objeto foi descoberto em 1908, próximo à costa sul de Creta, na Grécia. Na sua superfície, há 30 inscrições hieroglíficas do lado A e 31 do lado B, totalizando 61. Esse texto, que demorou mais de 30 anos para ser parcialmente decifrado, ainda não deixou totalmente clara a finalidade do artefato.

5. Dodecaedro romano

(Fonte: Wikimedia/Reprodução) 
(Fonte: Wikimedia Commons)

Um objeto feito de bronze ou pedra, oco e com doze faces, está entre um dos mais misteriosos da civilização romana. Curiosamente, mais de cem dodecaedros já foram localizados em diversos países, como Alemanha, Itália, Espanha e Hungria. O que aparece na imagem acima, por exemplo, faz parte do acervo do Museu Galo-Romano de Tongeren, localizado na Bélgica.

Será que esse antigo item teria sido um castiçal, um dado, um objeto de grande valor religioso ou uma arma de guerra? Ninguém tem uma resposta conclusiva, mas sabe-se que os dodecaedros romanos foram produzidos entre os séculos II e III d.C. Embora apresentem dimensões variadas, nenhum deles possui mais de 11 cm de diâmetro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: