Nós já falamos aqui no Mega Curioso sobre o artista Banksy, conhecido por suas intrigantes intervenções urbanas, sempre feitas no anonimato – apesar da fama internacional, a verdade é que as pessoas só conhecem a obra do artista, mas não o seu verdadeiro nome ou o seu rosto.

O mistério a respeito de sua identidade pode ter chegado ao fim desde que uma mulher registrou um grafiteiro pintando uma parede na Austrália. O homem usava um moletom com capuz e, ao perceber que estava sendo filmado, ficou bastante irritado, o que dá margem às especulações de que Banksy teria ficado frustrado por ter sido finalmente encontrado.

Será?

Na descrição do vídeo, a autora das imagens disse que viu a cena quando voltava para casa depois do trabalho, à noite. O artista já estava terminando o grafite e, por isso, ela acabou reconhecendo na pintura os traços típicos do grafiteiro anônimo.

O desenho em questão é da política australiana Pauline Hanson, conhecida por seu posicionamento anti-imigração – Pauline chegou a pedir que qualquer pessoa com burca fosse banida do país. Na parede, ao lado do desenho da política, a frase “por favor, explique” e, abaixo do grafite, a assinatura de Banksy. A pergunta que fica é: será que era mesmo ele?