Ciência pode ter descoberto a cura para cabelos brancos

09/05/2013 às 03:241 min de leitura

Muita gente tem real pavor quando o assunto é envelhecimento e, nesse sentido, os cabelos grisalhos são ótimos indicadores de que o tempo está passando. A boa notícia é que a Ciência parece ter descoberto os motivos que levam nossos cabelos a perderem a cor e uma maneira de melhorar o aspecto esbranquiçado. Como se não bastasse, pesquisadores descobriram também que o tratamento usado para cabelos brancos pode ajudar pessoas que sofrem com o vitiligo.

Você precisa entender, primeiramente, como funciona o processo que altera a coloração dos cabelos naturalmente conforme vamos ficando mais velhos. Quando existe acúmulo de peróxido de hidrogênio em nossos folículos capilares, ocorre o que se chama de stress oxidativo, que deixa os cabelos com a famosa coloração acinzentada. Uma prova disso é que muitos descolorantes de cabelo são feitos à base dessa substância.

O acúmulo desse composto pode ocorrer em todas as idades, com a diferença de que, quando se é mais jovem, o corpo produz uma enzima chamada catalase, que ajuda a quebrar o peróxido de hidrogênio, transformando-o em oxigênio e água. A catalase, porém, não trabalha sozinha: ela conta com a ajuda de outras enzimas, como a MSRA – ou peptídeo metionina sulfóxido redutase.

Stress oxidativo

Fonte da imagem: Reprodução/Proteroresdapele

Os pesquisadores analisaram também 2.411 pessoas com dois diferentes tipos de vitiligo – o estritamente segmentar e o não segmentar. Percebeu-se, então, que ambos os casos são resultantes do mesmo stress oxidativo que dá origem às madeixas acinzentadas.

Com base nessas descobertas, o uso de uma substância chamada PC-KUS mostrou resultados positivos no tratamento da despigmentação de pele e cílios, sintomas comuns em pacientes com vitiligo. E é em cima dessa substância que novas pesquisas serão feitas a fim de melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem dessa doença de pele e de pessoas com cabelos grisalhos, embora alguns estudos mais antigos já tenham indicado que o cabelo branco é um indicativo de boa saúde. 

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: