Espertos ou sortudos? Pinguins usariam cocô para derreter a neve e procriar

04/05/2015 às 11:201 min de leitura

A maioria das espécies animais faz de tudo para poder se reproduzir com sucesso, inclusive espalhar as próprias fezes em seu território para se livrar da neve que impede as fêmeas de botarem ovos. É nisso que acreditam alguns pesquisadores após assistirem a imagens gravadas pela iniciativa Penguin Watch, da Universidade de Oxford.

O vídeo mostra os pinguins chegando ao local que pretendem usar para a reprodução, porém o lugar está todo coberto de neve. O problema é que pinguins só procriam em locais pedregosos, e a cobertura gelada acaba atrapalhando a desova das aves. Ao se depararem com o lugar impróprio para o uso, eles espalham uma substância escura, parecida com lama, por cima da neve, que rapidamente derrete e libera o solo de pedra para os animais.

Quebrando o gelo

O que se especula é que o material usado para causar esse derretimento seja nada mais do que o próprio cocô dos animais. É possível que a cor escura e a temperatura mais alta desse excremento ajudem a acelerar o processo de fusão da camada de gelo sobre o chão pedregoso. Se esse procedimento é feito propositalmente pelos pinguins, ainda não se sabe, afinal, quando a natureza chama, não dá para falar não para nossas necessidades, e tudo pode não passar de uma feliz coincidência.

Acontece que esse processo está fazendo com que essa espécie de pinguim, os gentoos, se mostre mais bem adaptada do que seus “concorrentes”, os pinguins-de-adélia e os pinguins-de-barbicha, que passam pelo mesmo perrengue na hora de se reproduzir, mas que não tiveram essa sacada pouco higiênica, porém eficaz. As três espécies estão em perigo de extinção, mas esse uso aplicado das fezes, coincidência ou não, tem feito com que os gentoos ganhem território e ampliem sua população. Isso sim que é um número 2 salvador!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: