Em julho deste ano, nós publicamos os detalhes sobre o maior transplante de rosto do mundo. Patrick Hardison atuava como bombeiro quando teve a face completamente desfigurada durante um incêndio.

A operação envolveu uma equipe de mais de 150 pessoas, entre médicos, técnicos e enfermeiros. Depois de 26 horas, Patrick tinha um rosto novo.

Apesar de a notícia mostrar o sucesso do transplante, foi preciso lembrar que o paciente ainda sofre risco de rejeição e pode ter outros problemas associados à operação.

Isabelle realizou transplante em 2005

Hoje, infelizmente, uma péssima notícia foi divulgada: Isabelle Dinoire, a primeira pessoa a ser submetida a um transplante parcial de face no mundo, faleceu. Ela tinha 49 anos e estava sofrendo com diversas complicações.

Segundo informações do veículo “Le Figaro”, os tratamentos usados para evitar uma rejeição teriam provocado o surgimento de um câncer. Um pouco antes de morrer, Isabelle perdeu os movimentos dos lábios devido a uma nova crise de rejeição.

O acidente

Em 2005, Isabelle foi atacada por um cachorro e perdeu parte do nariz, lábios e queixo. No mesmo ano, ela fez a operação para tentar reconstruir o rosto.