Confira os time lapses vencedores do concurso de fotomicrografia da Nikon

09/10/2018 às 13:482 min de leitura

A fotomicrografia, para quem nunca ouviu falar dela, consiste em uma técnica fotográfica em que os profissionais fazem uso de um microscópio acoplado a uma câmera para poder capturar registros de objetos ou organismos pequeninos.

Pois a Nikon — icônica fabricante de equipamentos ópticos e para captura de imagem, como câmeras, lentes, filtros, binóculos, microscópios etc. — organiza um concurso anual que prestigia o trabalho da galera que se dedica a observar e a estudar coisas diminutas.

Chamada Nikon International Small World Competition, a competição surgiu em 1975, mas, de acordo com Ashley Hamer, do site Curiosity, de 2011 para cá, a premiação abriu espaço para sequencias de imagens convertidas em time lapse. Pois são as impressionantes vencedoras nessa categoria — ou seja, na Nikon International Small World in Motion Competition — que você poderá conferir abaixo.

 5º Lugar

Dinâmica da actina — uma proteína que forma microfilamentos e consiste em um dos elementos que compõem o esqueleto celular de organismos eucariontes — capturada por Jia Chao Wang.

4º Lugar

Parto de uma dáfnia — ou pulga-de-água —, um pequeno crustáceo aquático, registrado por Wim van Egmond.

3º Lugar

Verminho da classe poliqueta — Polychaeta — capturado “dançando” diante da lente de Rafael Martín-Ledo.

2º Lugar

Laser se propagando no interior de uma membrana feita de sabão registrado pela dupla formada por Miguel A. Bandres & Anatoly Patsyk.

1º Lugar

Desenvolvimento do sistema nervoso sensorial — que faz parte do sistema nervoso central — observado em um peixe-zebra durante 16 horas pela dupla de cientistas formada por Elizabeth M. Haynes e Jiaye “Henry” He.

Insano, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: