Conquistas femininas nas mais diversas áreas são celebradas no mês de março. E, no próximo dia 29, mais um feito delas promete entrar para a história da humanidade: a NASA terá a sua primeira caminhada espacial totalmente conduzida e executada por mulheres!

Christina Koch será enviada para a Estação Espacial Internacional no dia 14 de março como integrante da Expedição 59. Lá, ela encontrará Anne McClain, que está a bordo desde dezembro como membro da Expedição 58. Essa é a primeira experiência das duas astronautas no espaço.

De acordo com a NASA, Koch e McClain farão pesquisas para “avançar o conhecimento científico da Terra, do espaço, da física e das ciências biológicas”. Durante a caminhada espacial, elas serão acompanhadas pelas controladoras de voo Mary Lawrence e Kristen Facciol, que estarão no Texas.

Facciol comemorou esse acontecimento histórico em seu perfil no Twitter. “Acabei de descobrir que darei suporte à primeira caminhada espacial totalmente feminina com Christina Koch e Anne McClain. Não posso conter a animação! #mulheresemSTEM #mulheresnaengenharia #mulheresnoespaço”, escreveu.

NASA dá detalhes sobre a caminhada espacial

(Reprodução/YouTube e Robert Markowitz/NASA)

A caminhada espacial do dia 29 deve durar 7 horas e ser a segunda de três que a NASA planejou. “Antes dela, McClain unirá forças com Nick Hague e outros astronautas para uma caminhada espacial em 22 de março”, contou Stephanie Schierholz, porta-voz da agência norte-americana, à CNN.

Schierholz também explicou que essas caminhadas espaciais foram originalmente planejadas para acontecer ao longo do outono do Hemisfério Norte e que as datas escolhidas e os profissionais envolvidos sempre podem ser alterados.

Koch e McClain fazem parte da turma de astronautas formados pela NASA em 2013. Composto por quatro mulheres e quatro homens, o grupo recebeu um treinamento além da Estação Espacial Internacional para ser capaz de fazer uma eventual viagem a Marte.