Mulher com 2 úteros dá à luz bebê prematuro e tem gêmeos 1 mês mais tarde

01/04/2019 às 11:002 min de leitura

Embora seja raro, existem mulheres que nascem com mais de uma vagina e outras com mais de um útero. No entanto, o caso sobre o qual falaremos é incrivelmente incomum, uma vez que envolve uma gestante que deu à luz 1 menino prematuro e, 4 semanas depois, entrou em trabalho de parto novamente e teve gêmeos. Pois é, caro leitor, ela teve 3 filhos no intervalo de pouco menos de 1 mês!

Chegada inesperada

De acordo com Ben Taub, do site IFLScience!, o caso se deu em Bangladesh e, por sorte — e apesar da situação inusitada —, mãe e trio de bebês passam bem. A primeira criança foi um menino, que nasceu em fevereiro, antes da data prevista para o parto. Então, no dia 21 de março, a mulher foi levada às pressas ao hospital depois de se queixar de fortes dores de estômago.

A jovem mãe, uma mulher chamada Arifa Sultana, de 20 anos de idade, nasceu com uma condição congênita conhecida como útero didelfo, que se caracteriza pela duplicação do útero e do colo do útero. Trata-se de uma má-formação que afeta cerca de 5,5% das mulheres e, como não costuma oferecer problemas ou mostrar sintomas, muitas vezes nem é diagnosticada.

Ultrassonografia de um útero didelfo (Reprodução/Wikimedia Commons/Mme Mim)

No caso da mãe de Bangladesh, a condição certamente não havia sido descoberta até a sua ida à emergência do hospital, quando os médicos a submeteram a uma ultrassonografia e descobriram o segundo útero e os gêmeos dentro dele. Os bebês tiveram que nascer por meio de uma cesariana — os obstetras que realizaram a cirurgia contaram que jamais tinham se deparado com algo parecido.

Os especialistas explicaram que, incrivelmente, óvulos foram fecundados em ambos os úteros ao mesmo tempo e, enquanto um dos fetos começou a se desenvolver em um deles, os gêmeos foram crescendo no outro. A chance de que uma mulher com útero didelfo tenha uma gestação dupla é de 1 em 50 milhões — que uma das gravidezes seja de gêmeos é ainda mais raro.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: