Pantera-negra: 7 fatos curiosos sobre esse incrível animal

15/11/2022 às 06:302 min de leitura

O Pantera Negra da Marvel possui força, velocidade e agilidade sobre-humanas e, de acordo com o criador do personagem, Stan Lee, todas essas habilidades são inspiradas no felino gigante que habita as selvas. Veja abaixo algumas das características que fazem da Pantera Negra uma super-heroína da vida real.

1. Na verdade, as panteras-negras são leopardos ou onças

Assim como o personagem da Marvel, o termo “Pantera Negra” é fictício. Na realidade, os grandes felinos negros existem na vida real, mas são leopardos ou onças melanísticos, ou seja, são animais nos quais a pelagem possui mais melanina. Essa característica é dominante, então, quando uma onça-pintada normal reproduz com um onça-pintada melanística, há uma chance maior de que os filhotes tenham a pelagem negra. No vídeo acima, por exemplo, podemos ver uma mamãe onça com seu filhote melanístico. 

2. Eles são encontrados em três continentes

Onças que vivem aqui no Brasil também podem desenvolver a pelagem negra. (Fonte: Shutterstock)Onças que vivem aqui no Brasil também podem desenvolver a pelagem negra. (Fonte: Shutterstock)

Além da África, continente onde também fica Wakanda na ficção, as panteras-negras são encontradas na Ásia e na América Central e do Sul. Na primeira, são encontrados os leopardos melanísticos. Já as Américas são o território das onças-pretas, incluindo aí o Brasil.

3. Suas garras são retráteis.

Suas garras são retráteis como as do personagem da Marvel. (Fonte: Shutterstock)Suas garras são retráteis como as do personagem da Marvel. (Fonte: Shutterstock)

As garras retráteis de vibranium do Pantera Negra da Marvel foram diretamente influenciadas por uma característica natural dos leopardos e onças. Segundo o pesquisador Craig Saffoe, do Zoológico Nacional e Instituto de Conservação Smithsonian, cada dedo desses animais possui um ligamento conectado a uma garra que é puxada para trás quando não está em uso. Isso garante que elas permaneçam protegidas e afiadas.

4. Camuflagem extra

Por terem a pelagem escura, as panteras-negras ganham uma vantagem a mais na hora da caça. Felinos em geral costumam ficar bastante ativos durante a noite e os pelos pretos garantem que esses animais consigam ser ainda mais furtivos na hora de se esconder das suas presas.

5. Subir em árvores não é problema

Fugir de um leopardo é uma tarefa bastante difícil, já que eles são velozes, nadam muito bem e nem mesmo subindo em árvores você estaria a salvo. O leopardos conseguem escalar usando suas garras para se engancharem na casca das árvores. Além de subir para caçar presas que tentam se esconder, esses felinos ainda têm o costume de levar as presas caçadas no solo para o alto de árvores a fim de comerem tranquilos. As onças também podem subir em árvores, mas como a disputa com hienas ou leões não faz parte da sua vida, é menos comum que elas façam isso.

6. Elas são nadadoras muito competentes

Diferente do seu gatinho de estimação que provavelmente odeia água, as onças e leopardos são excelentes nadadores. Como as onças vivem na América Central e do Sul e esses territórios costumam ter mais água à disposição, elas têm o costume de entrar na água para brincar, se refrescar e relaxar. Além, é claro, de caçar.

7. Sua visão é muito melhor do que a nossa

A visão é um dos superpoderes desses felinos. (Fonte: Shutterstock)A visão é um dos superpoderes desses felinos. (Fonte: Shutterstock)

Na Marvel, o Pantera Negra usava a ótica de visão noturna do seu traje para encontrar inimigos à noite. Na vida real, as panteras-negras não precisam de nenhuma tecnologia extra, já que seus olhos absorvem mais luz e isso faz com que eles enxerguem 6 a 7 vezes melhor do que nós humanos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: