Segundo raio cósmico mais intenso da história veio de 'vazio' no Universo

06/12/2023 às 11:002 min de leitura

Cientistas de Utah, nos Estados Unidos, registraram o segundo raio cósmico mais energético da história, ficando atrás apenas de um evento em 1991. Entretanto, ao calcular a origem das partículas, os pesquisadores da Telescope Array Collaboration descobriram um ponto "vazio" entre duas galáxias.

A análise feita pela empresa foi publicada em um artigo da revista Science no fim de novembro, embora o raio tenha sido detectado em maio de 2021. Localizados em Millard County, os cientistas possuem mais de 500 detectores para examinar quase 777 quilômetros quadrados do deserto de Utah.

Segundo raio cósmico mais forte do mundo registrou 40 joules de energiaSegundo raio cósmico mais forte do mundo registrou 40 joules de energia

O que é um raio cósmico?

Raios cósmicos são radiações compostas por partículas de alta energia que vêm de fora da Terra. A grande maioria apresenta entre 100 e 1000 TeV (teraelétron-volts). O raio registrado pela Telecope Array alcançou cerca de 240 exaelétron-volts (ou 40 joules), mais de um milhão de vezes maior do que a energia de aceleradores de partículas artificiais.

Os raios cósmicos de baixa energia são emanados do Sol, enquanto os com cargas maiores — mais raros — partem de outras galáxias. Geralmente tratam-se de prótons ou de núcleos atômicos leves que viajam em velocidade próxima à da luz. Além disso, a radiação cósmica é capaz de causar alterações genéticas em seres vivos.

Uma das possíveis razões apontadas pelo estudo para o ponto "vazio" de origem desse raio mais recente são campos magnéticos mais fortes do que o esperado, causando deflexões mais acentuadas do que o normal. Outras possibilidades citadas pelos cientistas são "uma fonte não identificada na vizinhança extragaláctica local ou um conhecimento incompleto da física de partículas". 

Raio cósmico mais poderoso foi observado pela Universidade de Utah em 1991Raio cósmico mais poderoso foi observado pela Universidade de Utah em 1991

 O raio cósmico mais poderoso

Apelidado de partícula "Oh-My-God" ("Oh, meu deus", em tradução literal), o raio cósmico mais poderoso do mundo ocorreu em 15 de outubro de 1991. Sua carga foi de 320 exaelétron-Volts, aproximadamente cinco vezes mais do que o limite de energia que se acreditava existir na época.

Essa partícula também foi identificada em Utah, na região da instalação militar Dugway Proving Ground. O acontecimento foi analisado pelo observatório Fly's Eye, da Universidade de Utah. O tipo de partícula ainda é desconhecido, assim como a origem do raio. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: