O que é uma TV 8K? Ela é a melhor escolha para você?

07/02/2024 às 11:002 min de leitura

Os últimos cinco anos foram revolucionários para os entusiastas da tecnologia. Além do lançamento da nova geração de consoles, o mercado de televisões também recebeu novidades.

As TVs com resolução 8K, por exemplo, foram apresentadas no início de 2019, durante a CES (Consumer Electronics Show). Mas afinal, o que é essa tecnologia? Qual é a diferença dela para as outras que já temos no mercado? Será que um usuário comum precisa de tamanha resolução? Te contamos agora!

O que é a resolução 8K?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A resolução de uma TV é determinada pela contagem de pixels que compõem a imagem na tela. A visualização em 8K, portanto, consiste em uma quantidade de 7680x4320 pixels. Já o nome "8K" surgiu como uma convenção, por ser o dobro da resolução 4K, que contém 3840x2160 pixels. O título "4K", por sua vez, se refere à contagem horizontal de pixels (3840), que foi arredondada para cima.

Existe ainda uma versão mais potente da resolução mais alta: a 8K DCI. A sigla DCI significa "Digital Cinema Initiatives" (ou "Iniciativas de Cinema Digital", em tradução livre). Com uma contagem de 8192x4320 pixels, esse é um padrão voltado para produções cinematográficas capturadas e exibidas digitalmente. O padrão DCI também existe para Full HD e 4K.

Existe vantagem em ter uma TV 8K?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

É necessário considerar que cada um dos pixels contém um único valor de cor para formar a imagem na tela. Quanto maior a quantidade e menores forem os pixels, melhor será a qualidade final da imagem. A resolução 8K é a escolha atual com maior visualização de detalhes.

Entretanto, uma desvantagem está na falta de conteúdo compatível. Embora o 4K seja mais presente, nenhum serviço de streaming oferece transmissão nessa qualidade. Além disso, a largura de banda exigida para transmitir vídeos nessa resolução seria absurda.

Os videogames também se encontram em situação similar. Ainda que consoles mais potentes, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X possam lidar com 8K, os jogos em 8K ainda não são uma realidade. Programar um jogo com essa resolução a uma taxa de quadros consistente ainda está um pouco distante.

Outra desvantagem é o preço. Embora algumas marcas tenham trabalhado para oferecer modelos mais acessíveis, a faixa de valor inicial das TVs 8K se encontra por volta de R$ 5 mil. Em relação às TVs 4K, por exemplo, já é possível encontrar opções abaixo de R$ 2 mil.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: