Saiba de onde vêm os símbolos dos elementos químicos da tabela periódica

07/08/2014 às 12:051 min de leitura

O símbolo na tabela periódica para oxigênio é “O”, o que faz sentido. Já cálcio é representado pelo “Ca”, o que também funciona. Da mesma forma, hidrogênio é “H”, lítio é “Li” e chumbo “Pb”. Não, espera aí... “Pb”?

Não há “p” ou “b” em “chumbo”, nem “h” ou “g” em “mercúrio”. O que acontece então? Na verdade, há algumas coisas que podem ajudar a explicar a diferença entre o nome dos elementos e seus símbolos, segundo o autor de livros científicos Sam Kean.

“Uma das respostas está na natureza cosmopolita da tabela periódica”, explica Kean. Os elementos químicos foram descobertos e isolados por cientistas de toda a Europa e de diversos lugares do mundo. Em certos casos, esses eventos não foram documentados — como no caso do ouro e do ferro, que já eram conhecidos pelas civilizações antigas e não foram creditados a um único descobridor.

Outras causas

Em outros, eles aconteceram em mais de um lugar e não ficou claro quem descobriu primeiro. Além disso, Kane diz que “a mesma substância pode ter sido chamada de nomes diferentes em lugares diferentes por décadas”.

Acontece também de o nome de um elemento vir de uma linguagem e seu símbolo vir de outra. É o caso tungstênio, que tem o “W” como símbolo. Kean conta que “é porque os alemães chamam o elemento de ‘wolfram’. É um compromisso entre países diferentes.”

Outro motivo para discrepâncias entre nome e símbolo veio de cientistas baseando suas pesquisas de textos clássicos escritos em árabe, grego e latim e também do hábito dos chamados “cientistas cavalheiros” de eras passadas, misturando o grego e o latim como “uma linguagem comum para homens letrados”. O “Hg” de mercúrio, por exemplo, deriva do latim “hydragyrum”, que significa “água prateada”.

Quanto aos outros vários elementos, faltaria espaço aqui para explicar cada origem, mas vale dar uma pesquisada mais profunda, caso você tenha se interessado. E aí, imaginava que esses eram os motivos?