Como um dos maiores erros científicos persistiu por 1,5 mil anos?

18/03/2024 às 14:002 min de leituraAtualizado em 21/03/2024 às 10:53

Uma compreensão básica do Sistema Solar é algo que consideramos garantido, mas a ciência ocidental errou durante 1,5 mil anos. Os culpados por esse erro grotesco?

A Lua e um homem chamado Cláudio Ptolomeu. Por volta do ano 150, o estudioso romano alexandrino escreveu um enorme compêndio de matemática antigo, mais tarde batizado de Almagesto.

Na época, isso foi uma conquista impressionante e lançou as bases matemáticas para um universo centrado na Terra. Porém, para resolver esse erro, foi necessário a queda do Império Bizantino, um estudioso refugiado, um tradutor excessivamente zeloso e um polonês chamado Copérnico. Conheça mais sobre essa história!

O cálculo de Ptolomeu

(Fonte: Wikimedia Commons)
Ptolomeu. (Fonte: Wikimedia Commons)

Um fato que hoje é bastante óbvio para nós é que a Lua gira em torno da Terra. Ao observamos nosso satélite natural por um mês, também perceberemos que ele é iluminado pelo Sol que a sua aparência muda à medida que a Lua circunda nosso mundo. Essa poderia ser uma das razões pelas quais a humanidade acreditou no geocentrismo em primeiro lugar.

Se está claro que a Lua gira em torno da Terra, então é lógico que o resto também gira, certo? Essa era a lógica utilizada por Cláudio Ptolomeu, a primeira pessoa no mundo a apresentar uma física complicada que poderia explicar exatamente como esse arranjo funcionaria.

Com a grande Biblioteca de Alexandria à sua disposição, ele destilou o conhecimento coletado da Grécia, do Egito, da Babilônia e de Roma em um tratado repleto de tabelas numéricas, conjuntos de dados e suas próprias interpretações. Usando registros astronômicos descritos no Almagesto, Ptolomeu inventou um esquema de como o Sol, os outros planetas e a Lua poderiam orbitar a Terra. Porém, ele esqueceu de alguns fatores importantes.

Desvendando um grande erro

(Fonte: Wikimedia Commons)
Copérnico. (Fonte: Wikimedia Commons)

Em seu estudo, Ptolomeu esqueceu que a Lua não se enquadrava perfeitamente em seu modelo. Sua matemática sugeria que o tamanho do satélite mudaria dramaticamente ao longo do mês e assim esse sistema complicado e bizarro permaneceu durante 15 séculos como o manual de cosmologia porque "parecia" funcionar, ou funcionava suficientemente bem.

Por volta de meados do século XII, um estudioso que trabalhava na corte árabe de Toledo produziu a primeira tradução de Almagesto do árabe para o latim. Essa tradução, potencialmente incorreta em alguns fatores, foi se perpetuando em outras línguas.

Porém, depois que o exército invasor turco tomou conta de Constantinopla em maio de 1453, o mundo de língua grega foi drenado dos restos do Império Bizantino. Para a nossa sorte, no entanto, um cardeal chamado Basilios Bessarion ainda carregava uma cópia do texto original de Ptolomeu e o levou para Viena em 1460.

Em 1491, um estudante universitário de nome Nicolau Copérnico leu uma cópia do Almagesto e passou a duvidar de algumas das elaboradas explicações de Ptolomeu.

Através da medição de eclipses e observações feitas sobre a Lua, Copérnico apareceu finalmente com a explicação de que não era tudo no universo que girava ao redor da Terra, mas sim que o nosso planeta — assim como tudo no Sistema Solar — girava ao redor do Sol. Assim, o heliocentrismo substituiu finalmente o geocentrismo como a principal teoria que ditava nossos conhecimentos científicos sobre as coisas ao nosso redor.

Curtiu o conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades como essa aqui no Megacurioso e aproveite descobrir, quantos anos têm os planetas do Sistema Solar.