"Leptanilla voldemort": formiga ganha nome do vilão de Harry Potter

18/04/2024 às 09:002 min de leituraAtualizado em 18/04/2024 às 09:00

Uma espécie de formiga recém-descoberta na Austrália vem ganhando a atenção de diversas pessoas ao redor do globo. O motivo é bem simples: ter recebido um nome que homenageia Lord Voldermort, o bruxo das trevas presente na saga Harry Potter.

A escolha do nome da Leptanilla voldemort se deve, essencialmente, por conta de seu aspecto branco e fantasmagórico, similar ao visto no vilão criado pela escritora J.K. Rowling. Além disso, as representantes dessa espécie também costumam ser esbeltas, predadoras e contarem com mandíbulas longas, afiadas e tão letais quando um Avada Kedavra.

"Leptanilla voldemort é quase certamente uma predadora, uma temível caçadora na escuridão. Isto é apoiado pelo que sabemos das poucas observações de comportamentos de caça especializados em outras espécies de formigas Leptanilla, onde as minúsculas operárias usam suas mandíbulas afiadas e ferrões poderosos para imobilizar centopeias que vivem no solo, muito maiores do que elas", explicou o Dr. Mark Wong, da Universidade da Austrália Ocidental, responsável pela pesquisa desta espécie.

Outras características

Uma das características da formiga Voldermot é o seu aspecto fantasmagórico. (Fonte: IFLScience/Reprodução)
Uma das características da formiga Voldermort é o seu aspecto fantasmagórico. (Fonte: IFLScience / Reprodução)

Até o momento, apenas dois exemplares da formiga Voldemort foram encontrados na natureza, ambos na Austrália. As operárias desta espécie medem de 1 a 2 milímetros, e por conta dessa estatura podem se mover facilmente pelo subsolo usando caminhos já abertos com sua habilidade de cavar.

Outro ponto importante é que essa espécie de formiga também consegue se camuflar no habitat subterrâneo. Isso faz dela uma caçadora que oferece poucas chances de defesa a suas presas.

Vale ressaltar inclusive que as formigas da espécie Leptanilla não se deixam ver com facilidade. Para se ter uma ideia, essa é a segunda espécie do gênero a ser descoberta: a primeira foi em 1931, com a Leptanilla swani.

Porém, tal como a Voldemort, a Leptanilla swani foi quase como um evento raro. Após a descoberta da pequena colônia mais de 90 anos atrás, ela nunca mais foi vista e, por consequência, pouco se sabe sobre o seu comportamento.

Nova espécie de formiga vive nas profundezas da Austrália e tem a habilidade de se camuflar. (Fonte: IFLScience/Reprodução)
Nova espécie de formiga vive nas profundezas da Austrália e tem a habilidade de se camuflar. (Fonte: IFLScience / Reprodução)

Homenageando outros personagens

A Leptanilla voldermort não é a primeira espécie animal a homenagear o mundo mágico de Harry Potter. Em 2017, por exemplo, o mundo conheceu o Harryplex severus, caranguejo que mistura o nome do protagonista da série e Severo Snape (conhecido lá fora como Severus Snape), o professor de poções que, em geral, não facilitou muito a vida de Potter em Hogwarts.

Além dele, também tivemos a vespa Ampulex dementor (associação com os dementadores, criaturas capazes de sugar toda felicidade de uma pessoa) e a Lycosa aragogi (uma aranha que remete à Aragogue, aranha gigante criada por Hagrid na Floresta Proibida).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: