Nova espécie de "tubarão-fantasma" é descoberta na Tailândia

25/03/2024 às 13:002 min de leituraAtualizado em 25/03/2024 às 13:00

Recentemente, um grupo de pesquisadores da San Jose State University, na Califórnia, liderados pelo renomado cientista David Ebert, realizou uma expedição no Mar de Andaman, situado ao largo da costa da Tailândia. O objetivo era investigar os ecossistemas marinhos em profundidades extremas, onde a luz do sol mal penetra.

Durante essa expedição, os cientistas fizeram uma descoberta surpreendente: uma nova espécie de quimera, batizada como Chimaera supapae. Essa espécie única, com sua aparência distinta e características fascinantes, foi detalhadamente descrita em um artigo publicado recentemente na revista científica Raffles Bulletin of Zoology.

Características únicas do "tubarão-fantasma"

Chimaera supapae. (Fonte: David Ebert/Reprodução)

A Chimaera supapae se destaca por suas características morfológicas singulares, como a cabeça maciça e o focinho curto, conferindo-lhe uma aparência imponente e distintiva. Seus olhos grandes e ovalados, ocupando mais de um terço do comprimento da cabeça, são iridescentes, sugerindo adaptações para a detecção de presas e a orientação nas profundezas escuras do oceano. Além disso, suas barbatanas peitorais largas e penas emplumadas são notáveis, indicando adaptações para a locomoção e estabilidade em seu ambiente natural.

A pele uniformemente marrom-escura da Chimaera supapae, desprovida de linhas ou padrões visíveis, proporciona uma camuflagem eficaz nas águas profundas e escuras onde habita, enquanto seus olhos verdes iridescentes aumentam sua visibilidade em ambientes de baixa luminosidade. Essas características revelam a notável adaptação dessa espécie ao ambiente desafiador das profundezas oceânicas, destacando sua singularidade e importância para o entendimento da biodiversidade marinha.

Explorando a descoberta no Mar de Andaman

Mar de Andaman. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A descoberta da Chimaera supapae na região do Mar de Andaman destaca a importância contínua da exploração e pesquisa dos mares profundos. Essa espécie rara oferece uma oportunidade única de entender a vida marinha em um dos ambientes mais extremos e pouco explorados da Terra. Além de enriquecer nosso conhecimento sobre a fauna marinha, a descoberta destaca a necessidade crítica de preservar esses ambientes marinhos profundos.

Os cientistas conseguiram revelar segredos das profundezas do Mar de Andaman, contribuindo para uma compreensão mais ampla da diversidade da vida marinha e destacando a urgência em proteger esses recursos para as futuras gerações. A Chimaera supapae enfrenta ameaças crescentes devido à pesca excessiva e à degradação do habitat, tornando seu estudo essencial para informar medidas de conservação e garantir a sobrevivência dessas criaturas fascinantes.

Desse modo, a descoberta desse "tubarão-fantasma" representa um marco significativo na exploração dos ecossistemas marinhos profundos. A singularidade e as características fascinantes da espécie revelam a notável adaptação das criaturas marinhas aos desafios do ambiente oceânico profundo. Portanto, é imperativo que continuemos a apoiar e promover esforços de pesquisa e conservação para proteger espécies como a Chimaera supapae e garantir a preservação dos preciosos recursos marinhos para as gerações futuras.