Parece vespa, mas é uma mariposa. Afinal, o que explica isso?

15/03/2024 às 20:002 min de leituraAtualizado em 15/03/2024 às 20:00

A famosa expressão “lobo em pele de cordeiro” pode ganhar uma dimensão bem diferente quando posta em prática no mundo animal, especialmente quando estamos nos referindo a algum caso de mimetismo presente na natureza.

Nesse tipo de ocorrência, os animais dão uma prova real da sua capacidade de evoluir. Mas é importante destacar que, diferente da camuflagem, o mimetismo implica na aquisição de características presentes em outras espécies, sem que esse animal fique totalmente escondido em seu habitat.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Sesia apiformis. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Mimetismo entre as mariposas

Nesse tipo bastante intrigante de adaptação, além da aparência, o comportamento de outro animal também pode ser "copiado", ainda que parcialmente, de modo que ele afaste seus predadores. E isso pode ser observado não apenas entre espécies animais, como vegetais.

Em um dos casos clássicos, temos o peixe tropical Chaetodon capistratus. Ele apresenta uma grande mancha na parte posterior do seu corpo, que parece ser um olho, e essa característica é o suficiente para ele se manter mais seguro nas águas. Entre as mariposas, o mimetismo se manifesta de forma incrível.

No caso de mimetismo batesiano, a vespa-europeia (Vespa crabro), foi quem serviu de "inspiração". Por isso, diferente dela, a mariposa Sesia apiformis não é nada ameaçadora. Como sabemos bem, as espécies podem variar muito de uma região a outra, por isso é natural que esse inseto inofensivo seja motivo de preocupação.

Nessa imagem, aparece a vespa-europeia, que de fato apresenta algumas diferenças em relação a mariposa vespa. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Nessa imagem, aparece a vespa-europeia, que de fato apresenta algumas diferenças em relação à mariposa. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Encontrada na Europa e em regiões do Oriente Médio e da América do Norte, a S. apiformis é uma integrante da família Sesiidae. Além dessa aparência, com um corpo onde se destacam os tons de preto e amarelo — cores que no mundo animal são indicativos de picadas tóxicas —, as suas asas podem enganar aos que não percebem as sutilezas.

Essas mariposas aperfeiçoaram de tal forma a arte da imitação que até mesmo o voo delas ocorre de uma forma semelhante ao das vespas. Na prática, isso prova como o mimetismo pode contribuir com a proteção de algumas espécies.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Mas ao reparar bem, os detalhes denunciam a farsa. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Diferenças entre a mariposa e a vespa

Mas ao reparar bem, os detalhes denunciam a farsa, a exemplo das cores das patas da mariposa, do formato da cabeça e da própria cintura, que são diferentes da vespa-europeia. Além da ausência de ferrão, as S. apiformis não possuem mandíbulas feitas para morder e cortar.

Ainda há casos fascinantes de mimetismo observados entre outros insetos, como o presente nas mariposas-beija-flor que imitam os belíssimos colibris. Além das asas, sua língua se assemelha bastante ao bico do beija-flor, isso sem falar na cauda e na presença de uma listra branca no dorso.

E antes que tal diferenciação ocorresse, os biólogos ficaram confusos, pois ao que tudo indica, não se trata de um caso de mimetismo batesiano, como o manifestado nas mariposas, que permite que animais inofensivos se assemelhem a outros mais perigosos, ou mülleriano, quando espécies compartilham características indesejadas pelos seus predadores, evitando o ataque.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: