Digno de cinema: 4 homens levantam 1,7 milhões com projeto de falso filme

22/02/2014 às 03:062 min de leitura

Se não fosse verdade, bem que a história do golpe milionário que foi descoberto recentemente em Hollywood poderia virar um filme. O fato é que as autoridades federais indiciaram quatro homens sob a acusação de diferentes tipos de fraude, além da alegação de que o grupo enganou dezenas de pessoas para arrecadar fundos para a produção de um filme falso, que teria no elenco ninguém mais ninguém menos do que os atores Jean-Claude Van Damme, John Cusack e Gerard Butler.

A quadrilha, que operava sob o nome da empresa Mutual Entertainment LLC, foi indiciada ontem com relação às acusações do golpe. Estima-se que os espertinhos tenham enganado mais de 60 investidores para conseguir levantar a soma de 1,7 milhões de dólares para financiar o projeto do filme que nunca seria realizado.

“Os investidores eram falsamente informados de que atores como Donald Sutherland e Jean-Claude Van Damme apareceriam no filme quando, na verdade, eles nunca foram contatados. Mas os fundos que restaram não são suficientes para produzir um longa-metragem capaz de corresponder à bilheteria que foi prometida aos investidores”, aponta um relatório sobre o caso.

O ator Jean-Claude Van Damme foi um dos nomes usados pelos golpistas para atrair investidores. Fonte da imagem: Getty Images

De acordo com as autoridades federais, o golpe era complexo e começou a ser elaborado em 2010, quando a Mutual Entertainment gastou 25 mil dólares para comprar os direitos de uma história chamada “Marcel”, que se passava em Paris durante a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, os golpistas também ligaram para diversas empresas com a desculpa de estarem fazendo pesquisas para produtoras cinematográficas. Todos aqueles que demonstrassem interesse em investir em um longa-metragem receberiam um material informativo – com dados sobre o elenco e as locações – sobre a falsa produção. Parte dos investidores respondia à quadrilha com um cheque repleto de zeros. A quantia arrecadada foi dividida entre o grupo.

Infelizmente, esse tipo de golpe é mais comum do que se imagina em Hollywood. As autoridades locais tem conhecimento do problema, mas não é sempre que conseguem apurar todas as denúncias e os novos investidores são sempre os mais visados.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: