Parece que foi ontem, mas já faz 14 anos desde que os mutantes estrearam no cinema. No ano 2000, Wolverine, Jean Grey, Tempestade e Ciclope tentavam impedir os planos de Magneto de transformar humanos em "mutunas".

Mas isso foi há muito tempo. Desde o primeiro filme, dirigido por Bryan Singer, os heróis já derrotaram a Fênix, revisitaram o passado da Arma X – duas vezes –, brigaram pela aceitação dos mutantes, retornaram às suas primeiras aulas no instituto Xavier e, neste ano, estão de volta para tentar mudar o passado e reescrever o futuro.

A trama do filme "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” ("X-Men: Days of a Future Past", no original) está intrinsecamente ligada à de seu antecessor, "X-Men: Primeira Classe". Entretanto, o filme também faz uma ponte entre os três primeiros da série. Para facilitar sua vida, nós preparamos um especial com 13 curiosidades e detalhes da trama dos dois últimos filmes. Assim, você pode curtir um cineminha e não perde nenhum easter egg.

1. Carequinha

Quando recebeu o convite para interpretar o Professor Xavier, James McAvoy raspou toda a cabeça. O que ele não sabia era que os produtores queriam exatamente o contrário, ou seja, um professor Xavier cabeludo e muito mais divertido. Durante os primeiros meses de gravação, o ator utilizou extensões de cabelo para criar seu personagem. Entretanto, durante o Primeira Classe, Charles faz duas menções à queda de cabelos.

Androcoffe

2. Meu Eu, Magneto

O ator Michael Fassbender, o intérprete de Magneto mais jovem, estudou a atuação de Sir Ian McKellen. Entretanto, para montar seu personagem, ele decidiu partir para os quadrinhos e montar sua própria versão do vilão.

Down the Rabit Hole

De forma semelhante, Nicholas Hoult, o ator que dá vida ao Fera jovem, também estudou a atuação de seu antecessor: Kelsey Grammer. Todavia, o rapaz também teve que ter aulas de boxe, levantamento de peso e atletismo. Tudo isso para criar um personagem melhor.

3. Tarantino na área

Em uma das cenas do filme, Magneto enfrenta dois nazistas em busca de informações. O que pouca gente notou é que os atores Ludger Pistor e Wilfried Hochholdinger eram também dois nazistas no filme "Bastardos Inglórios" (2009). Contudo, no filme de Tarantino, Fassbender era um soldado aliado.

Hotflick

4. Sem sotaques no set

O diretor Matthew Vaughn pediu para que todos os atores deixassem o sotaque de lado. Uma pena, pois James Macvoy já estava planejando copiar o Xavier criado por Patrick Stewart, mas foi vetado. Pelo visto, ele é um ator muito dedicado aos seus personagens.

Outra heroína que perdeu seu sotaque foi Moira MacTaggart, interpretada por Rose Byrne. Nos quadrinhos, seu tom escocês é uma marca registrada da personagem.

5. Belo uniforme

No Primeira Classe, os personagens utilizam uniformes de cor azul e amarelo – até mesmo Magneto. A escolha foi uma homenagem aos primeiros HQs dos mutantes na década de 60, sendo que os trajes permaneceram até a saída de Jack Kirby (o cocriador e desenhista dos X-Men).

Comic oughta be fun!

O inverso aconteceu com os primeiros filmes da franquia, pois os uniformes de couro e cores mais sóbrias adotados em X-Men: o Filme serviram de base para os HQs lançados por Grant Morrison em 2001.

6. Entra ator, sai ator

Não foi muito fácil decidir quais seriam os personagens mais jovens do “reboot” dos X-Men. Por exemplo, o papel de Mística deveria ter sido interpretado por Amber Heard, mas acabou ficando com Jennifer Lawrence, de "Jogos Vorazes". O Fera poderia ter caído nas mãos de Taylor Lautner, o lobisomem de "Crepúsculo". Já Emma Frost teve chances de ser vivida por Alice Eve.

Veja

7. Magneto já foi uma drag queen

Quem diria que o mestre do magnetismo tivesse uma vida dupla noturna. Brincadeiras à parte, em uma divertida cena deletada do Primeira Classe, o professor Xavier e seu parceiro Magneto estão recrutando novos alunos. Tentado convencer Angel – que no momento trabalhava como stripper – a mostrar suas asas, eis que cada um tem uma brilhante ideia para demonstrar seus poderes. O resultado, você confere logo abaixo:

8. De volta com tudo

Quando Patrick Stewart e Ian McKellen foram convidados para reviver seus papéis de Professor Xavier e Magneto em "Dias de um Futuro Esquecido", ambos estavam trabalhando juntos em uma peça teatral. Entretanto, eles não pensaram duas vezes para voltar à franquia e atuar com suas contrapartes mais jovens.

Flickering Myth

9. Wolverine: o queridinho

Tá certo que o carcaju é um dos X-Men prediletos dos fãs. Afinal, o cara é forte, (quase) imortal, enfezado e tem um esqueleto revestido por adamantium, mas essa já é a sétima vez que o ator Hugh Jackman assume o papel do canadense. Pode parecer mentira, mas nunca um personagem dos quadrinhos foi interpretando tantas vezes pela mesma pessoa.

Flicks and Bits

Porém, convenhamos, fica até difícil pensar em outra pessoa para assumir o papel. O próprio ator já brincou que no próximo filme gostaria que os produtores adaptassem a história do “Velho Logan”, uma série de oito volumes escritas por Mark Millar e ilustrada por Steve McNiven.

10. Velocidade máxima

Quando Evan Peters ­­– famoso por interpretar diversos papéis na série American Horror Story – foi contratado para viver Mercúrio em "Dias de um Futuro Esquecido", muita gente torceu o nariz. Entretanto, quando o filme foi lançado, os críticos elogiaram muito o desempenho do ator. Além disso, as cenas do herói foram rodadas em 3600 quadros por segundo.

Mental Floss

Dessa maneira, Bryan Singer conseguiu passar a impressão de que tudo se ocorre muito rápido quando as imagens são exibidas na velocidade normal. Outro fato interessante é que o intérprete de Mercúrio é diferente na saga dos X-Men e dos Vingadores, na qual o personagem será vivido por Aaron Taylor Johnson de "Kick Ass". Isso porque os direitos sobre o personagem são compartilhados entre a Marvel Studios e a Fox.

11. O Exterminador do Futuro

Viagens no tempo, salvar a humanidade de uma ameaça robótica, proteger Sarah Connor... Parece familiar? Se você se lembrou dos filmes do Exterminador do futuro, Singer também. Para construir e solidificar a história, o diretor teve uma conversa séria de mais ou menos duas horas com James Cameron – diretor dos filmes do "Exterminador do Futuro".

Na conversa, eles discutiram sobre viagens no tempo, teoria das cordas e multiverso. Tudo isso para construir um universo mais realista.

12. Uma obra inspiradora

A capa da HQ Ucanny X-Men#141, a revista que deu início à saga de "Dias de um Futuro Esquecido", é uma das mais homenageadas na indústria dos quadrinhos. Nela, Wolverine protege Kitty Pride enquanto ambos estão sob as luzes de um holofote. No plano de fundo, um pôster demarca os X-men que já foram capturados ou mortos.

Nós Geeks

Alguns dos que prestaram homenagem foram os Guardiões da Galáxia, Star Wars Inside, Alpha Fight, Marvel Zombies, Deadpool, Star Trek, BioShock Infinite, G.I. Joe, Capitão América, Cobra, entre outros.

13. Wolverine não é o mais F@#d%

Se você pensava que Logan era responsável pelas maiores destruições nos filmes do X-Men, está muito enganado. Sozinho, Magneto já provocou um prejuízo de mais de US$ 270 milhões e demoliu mais de 200 carros. As principais destruições do vilão ocorreram no filme "X-Men: Primeira Classe", quando Erick levanta e derruba um submarino inteiro e utiliza uma âncora para destroçar completamente um iate de luxo.

Business Insider