Você já deve ter visto aqui no Mega Curioso diversas matérias sobre comidas pra lá de bizarras que existem pelo mundo. E acredite, caro leitor, existem muitas iguarias esquisitas por aí. Pois não é que encontramos mais uma, dedicada especialmente para os amantes de fast-food? Trata-se do “Brain Sandwich”, um lanche enorme e fartamente recheado com cérebro de bezerro frito. Eca!

Mas não pense que esse sanduíche inusitado pode ser encontrado em qualquer lugar, especialmente depois dos episódios relacionados com a doença da vaca louca — ou encefalopatia espongiforme bovina — que aterrorizaram todo mundo nos anos 80 e 90. O Brain Sandwich se tornou bastante popular no século 19 e é um prato típico de St. Louis, no Missouri, onde diversos estabelecimentos continuam servindo o lanche até os dias de hoje.

Segredos culinários

O prato consiste em fatias finas de cérebro de bezerrinhos que são empanadas e fritas, servidas com pão de hambúrguer, cebolas e picles. De acordo com algumas fontes, a origem do lanche remonta à época em que os colonizadores alemães e holandeses se instalaram na região e trouxeram sua cultura de “não desperdiçar” nada.

Assim, os miolos — que muitas vezes são descartados — viraram recheio de lanche, e diversas famílias têm suas receitas próprias, passando seus segredinhos culinários de geração para geração. Atualmente, justamente por conta da questão da vaca louca, normalmente os restaurantes substituem o cérebro de bezerro pelo de porco, mudança que nem sempre é apreciada pelos fãs do sanduíche de cérebro original. E você, caro leitor, experimentaria?